A Hora do Código

A Hora do Código

A Hora do Código, é um movimento global que atinge dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países. Qualquer um, em qualquer lugar, pode organizar um evento da Hora do Código. Tutoriais de uma hora estão disponíveis em mais de 30 idiomas. Não é necessário experiência. Podem participar pessoas com idades entre 4 e 104 anos.

Quando acontece a Hora do Código?

Qualquer um pode organizar uma Hora do Código a qualquer momento, mas o objetivo básico da campanha é que, dezenas de milhões de estudantes participem da Hora do Código no período de 8 a 14 de dezembro de 2014, quando será celebrada a Semana da Educação em Ciência da Computação. É um horárioespecífico? Não. Você pode participar da Hora do Código a qualquer momento durante essa semana. (E se não puder participar durante essa semana, uma semana antes ou depois).

Por que ciência da computação?

Todo aluno deveria ter a oportunidade de aprender ciência da computação, pois ela ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas, lógica e criatividade. Começando cedo, os alunos terão uma base importante para serem bem-sucedidos em qualquer carreira do século 21. Veja os dados estatísticos em Code.org.

Como participar da Hora do Código?

Inscreva-se para sediar um evento da Hora do Código aqui e comece a planejar desde já. Você pode organizar a Hora do Código em sua escola ou em sua comunidade — por exemplo, em um clube de atividades extracurriculares, uma instituição sem fins lucrativos ou no trabalho. Ou, apenas experimente você mesmo quando 8 de dezembro chegar.

Não sei nada sobre programação. Ainda assim posso sediar um evento?

Pode, sim! As atividades da Hora do Código são autoexplicativas. Tudo o que você precisa fazer é experimentar nossos tutoriais, escolher um tutorial e uma hora — nós tomamos conta do resto. Também temos opções para diferentes idades e níveis de experiência – a partir do jardim de infância. Comece a planejar seu evento, leia nosso Guia prático.

É necessário um computador para cada participante?

Não. Temos tutoriais da Hora do Código que funcionam em computadores, smartphones, tablets e alguns que não exigem computador! Você pode participar independentemente de onde esteja e do que tenha.Estas são algumas opções:

  • Trabalho em duplas: Pesquisas mostram que alunos aprendem mais programando em duplas, compartilhando um computador e trabalhando juntos. Incentive seus alunos a trabalharem em duplas.
  • Use uma tela projetada: Se você tem um projetor e uma tela para um computador conectado à internet, o grupo inteiro pode fazer a Hora do Código junto. Assista a vídeos juntos e se revezem para resolver desafios ou para responder a perguntas.
  • Desconectado: Oferecemos tutoriais que não exigem computador.

Não estou nos Estados Unidos. Como posso participar internacionalmente?

Qualquer pessoa pode organizar a Hora do Código em qualquer lugar do mundo. No ano passado, estudantes do mundo todo participaram da Hora do Código.

Como posso fazer um tutorial da Hora do Código?

Se estiver interessado em se tornar um parceiro de tutorial, confira nossas diretrizes e instruções. Gostaríamos de disponibilizar uma variedade de opções atrativas, mas nosso objetivo principal é melhorar a experiência de alunos e professores que são novos no campo da ciência da computação.

Sobre quem escreve

Colunista

Ah! Eu sou esse cara da foto ai, e falar de mim? Não curto, deixa você tirar suas próprias conclusões! Bora viver a vida!

Posts Relacionados