A sociedade Big Data e a Overdose de Informação

Com o avanço da tecnologia e a aceleração da Era da Informação, a nossa capacidade de processamento e tomada de decisão está sendo muito afetada, hoje existe diversas situações que a sociedade do Big Data quer solucionar, você sabe quais são essas situações?Com o avanço da tecnologia e a aceleração da Era da Informação, a nossa capacidade de processamento e tomada de decisão está sendo muito afetada.

Hoje, existem diversas situações que a sociedade do Big Data quer solucionar. Você sabe quais são essas situações?

O cientista Ricardo Cappra esteve na Campus Party Brasil para nos contar um pouco sobre o que ele e outros cientistas da Cappra Data Science estão fazendo pelo mundo para solucionar esse caos.

 Ricardo é o cientista-chefe do laboratório de ciência de dados da Cappra e do Mission Control, além de liderar a comunidade global de cientistas que ajudam organizações a tomarem melhores decisões baseadas em inteligência analítica.
Em seus laboratórios, ele passou por projetos com grandes empresas nacionais e internacionais, como a Rede Globo, Banco Mundial, Governo Americano, Banco Itaú, Ambev, Whirlpool, Coca-Cola e muitas outras.

O que exatamente fazem os laboratórios Cappra?

 A Cappra Data Science tem a intenção de replicar as melhores práticas que foram criadas e aprimoradas por eles. O objetivo é transformar organizações através da construção de uma mentalidade analítica e de práticas orientadas por dados.
O laboratório da Cappra passa a trabalhar diretamente com os setores responsáveis por dados em seus clientes, até que a metodologia da empresa passe a fazer parte do dia a dia dessa organização.
A ideia é fazer com que as organizações tenham hábitos e rotinas de utilizarem da melhor forma os conjuntos de informações que estão recebendo o tempo todo, para que esses dados ajudem na tomada de decisão dos negócios.
Com o avanço da tecnologia e a aceleração da Era da Informação, a nossa capacidade de processamento e tomada de decisão está sendo muito afetada, hoje existe diversas situações que a sociedade do Big Data quer solucionar, você sabe quais são essas situações?
Como Ricardo falou durante sua palestra, hoje em dia não só os usuários comuns, mas também as organizações estão usando os seus dados de forma errada, e é para isso que a Cappra surgiu, ajudar seus clientes a usarem da forma mais correta possível.
Ao final da palestra, Ricardo e Tonico (um dos idealizadores da Campus Party) anunciaram que nas próximas edições do evento em outros estados será realizado o hackathon Data4Good, que terá como missão o crescimento do Big Data no país em conjunto com ações sociais.

Afinal, o que é Big Data? É um Dado Grande?Com o avanço da tecnologia e a aceleração da Era da Informação, a nossa capacidade de processamento e tomada de decisão está sendo muito afetada, hoje existe diversas situações que a sociedade do Big Data quer solucionar, você sabe quais são essas situações?

Não é exatamente um dado grande apenas, um Big Data é um grande conjunto de dados armazenados, e tais conjuntos estão crescendo sozinhos cada vez mais frequentes e numerosos.

Um Big Data se baseia em 5 V’s:

  • Velocidade
  • Volume
  • Variedade
  • Veracidade
  • Valor

Explicando um pouco melhor o que é Big Data, é uma quantidade enorme de informações em servidores de bancos de dados funcionando dentro de diversos servidores e são acessados por nós através de sistemas web.

Bons exemplos de empresas que usam Big Data são o Youtube – no qual os vídeos estão armazenados em um banco de dados SQL e disponíveis aos usuários pelo site – e o Wikipédia – cujo textos também estão em um banco SQL e podem ser visualizados no site.

Mais para frente se vocês quiserem eu posso fazer um post especifico sobre o funcionamento de um Big Data.

Não espalhe Fake News! Cuidado com a informação que você divulga…

Diariamente recebemos milhares de dados por redes sociais e saímos compartilhando essas informações como loucos.

Você já parou para pensar que aquela mensagem que você compartilhou em um grupo do whatsapp, muitas vezes pode ser uma Fake News?

Com o avanço da tecnologia e a aceleração da Era da Informação, a nossa capacidade de processamento e tomada de decisão está sendo muito afetada, hoje existe diversas situações que a sociedade do Big Data quer solucionar, você sabe quais são essas situações?

Fake News são notícias falsas que são criadas para criticar ou enganar as pessoas. Atualmente, essas notícias estão sendo cada vez mais compartilhadas por nós. O site AppTuts publicou uma matéria com 12 passos para identificar Fake News e evitar ser enganado na internet, vale a pena conferir.

Já de acordo com Ricardo durante a palestra na Campus Party, temos um consumo excessivo do uso de celular e acabamos recebendo mais informações do que conseguimos processar, e não estamos percebendo isto.

Muitas pessoas que recebem as notícias falsas acabam espalhando-as sem perceber e não reparam que podem estar prejudicando alguém por compartilhar informações inúteis no dia a dia.

Se passarmos a separar o que é notícia boa e o que não é, e descartarmos o que for lixo, iremos conseguir ter um aprendizado muito melhor com as informações enviadas e recebidas.

Em breve irei falar melhor sobre Fake News, a Overdose de Informação e também sobre Infoxication e no que isso pode nos prejudicar.

 

Revisado por: Romário Sergio

Caio Lourenço

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba