Se você viveu o “apocalíptico” dia 17/12/2015, dia em que a Terra não parou, mas sim o WhatsApp, com toda certeza acabou conhecendo o Telegram.

Embora o Whatsapp tenha os seus 450 milhões de usuários ativos e venha ganhando novos usuários a cada dia, o Telegram segue o mesmo ritmo e conta atualmente com 100 milhões de usuários ativos, desde o dia em que o WhatsAppcongelou“.

Telegram

Por que o Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagens com foco na velocidade e segurança. Ele é super-rápido, simples e gratuito e você pode usar o mensageiro azul em todos os dispositivos ao mesmo tempo – suas mensagens sincronizam perfeitamente em seu smartphone, tablet ou computadores.

O mensageiro oferece aos seus usuários uma plataforma de código aberto, sem anúncios, interface limpa e sem custos ao usuário para utilização dos serviços, enquanto a WhatsApp é uma plataforma com mais usuários, interface semelhante entre os aplicativos e, por enquanto, sem anúncios.

Envio de Arquivos

Com o Telegram, você pode enviar mensagens, fotos, vídeos e arquivos de qualquer tipo (doc, zip, mp3, etc), com limite de até 1,5GB cada. Para você ter uma ideia, o WhatsApp permite vídeos de até 16MB.

Além disso, é possível utilizar recursos como envio de GIF’S animados, já o mais popular entre os dois possui o serviço de chamadas telefônicas.

Telegram

Em relação aos grupos, o Telegram suporta 1000 pessoas ou canais para a transmissão de ilimitadas audiências, já o WhatsApp permite apenas 256 pessoas por grupo.

E, se você não quiser manter seus arquivos do Telegram  no dispositivo, pode mantê-los todos na nuvem, o WhatsApp permite armazenamento limitado ao seu celular.

 

Segurança

No quesito segurança o Telegram sai na frente mais uma vez e em 2013-2014 já chegou até a promover um concurso que pagava $200.000 em Bitcoins para quem conseguisse quebrar o protocolo criptografado do Telegram.

O WhatsApp não tem toda essa fama de segurança quanto o Telegram, já houveram casos de interceptação de mensagens do WhatsApp.

Velocidade

Se você utiliza o Whatsapp, sabe que ele dá uma travada ou fica mais lento às vezes e nem sempre é culpa do seu smartphone cheio de aplicativos e pouca memória, é culpa do próprio aplicativo. Nós, do Ctrl Zeta possuímos os dois aplicativos e você pode entrar em contato com qualquer um da equipe e perguntar qual é mais rápido. A resposta será o Telegram.

Em testes já foi comprovado que, caso seja enviada uma mensagem de 7MB ou uma mensagem com 2000 caracteres especiais, o que corresponde a 2KB, o mensageiro verde trava ao clicar para visualizar a mensagem, tanto em grupos ou mensagens individuais.

Telegram

Mensagens Secretas

Com o Telegram você pode enviar mensagens criptografadas com opções de auto-destruição. Parece coisa de Missão Impossível em que a mensagem se auto-destruirá em 5 segundos, mas é possível enviar mensagens secretas usando um sistema de criptografia end to end (em que os dados são codificados entre os dois aparelhos que estão conectados) e programar um tempo para a destruição da mensagem desde 2 segundos até uma semana.

Isso quer dizer que somente o seu smartphone e o do seu contato podem ler as mensagens (que são protegidas com códigos que só existem nesses dois dispositivos).

Telegram-Ctrl-Zeta

 

Uma razão para me apoiar e ajudar a lançar o Telegram foi a construção de um meio de comunicação que não pode ser acessado pelas agências de segurança russas. – Pavel Durov, Co-fundador.

Sem anúncios

O Telegram é uma organização sem fins lucrativos e é executado com dinheiro do próprio fundador. E se ele nunca ficar sem dinheiro, o Telegram vai pedir doações em vez de cobrar para o aplicativo ou exibir anúncios. O WhatsApp tem uma política de nenhum anúncio semelhante agora, mas nunca sabemos o que o Facebook pode fazer.

Seu app, suas conversas

As mensagens do Telegram são seguras e criptografadas e, segundo a própria política do Telegram, privacidade na Internet deve ser:

  1. Proteger as conversas privadas de espionagem de terceiros, tais como funcionários, empregadores, etc.

2. Proteger seus dados pessoais de terceiros, tais como comerciantes, anunciantes, etc.

O Whatsapp é propriedade do Facebook e, se você não sabe, o Facebook vende suas informações para anunciantes publicitários. O que os impedem de aproveitarem as informações do Whatsapp?

Aplicativo no Desktop

App Kombat - Telegram vs Whatsapp

App Kombat – Telegram vs Whatsapp

Neste ponto temos o Fatality, enquanto no Whatsapp Web, só é possível estar conectado no seu desktop caso seu smartphone também esteja conectado, o Telegram permite que você utilize o app em seu desktop independente se você está ou não conectado no seu smartphone. Você nem precisa de um na verdade, caso já tenha confirmado o SMS ao realizar o seu cadastro no mensageiro.

Conheça outras diferenças entre os aplicativos.

Sobre quem escreve

Carlos Eduardo, 23 anos,técnico em Gestão Empresarial, estudante de Sistemas para Internet - FATEC-Carapicuíba, gosta de se aventurar no mundo do Design e um apaixonado por cinema, jogos e poker.

Posts Relacionados

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado