Atualmente, estou ministrando aulas na UNG (Universidade de Guarulhos) para turmas de pós-graduação. Essas aulas são modulares e, neste momento, estou com um módulo de seis aulas para Gestão de Pessoas. Já fiz um módulo para Gestão Hospitalar e Departamento Pessoal.

O que eu notei é que todo o curso de Gestão existe a matéria “Liderança”, pois um gestor deve, acima de tudo, ser um bom líder. E o módulo de ASSESSMENT, COACHING E MENTORING que eu estou ministrando é fundamental para um bom líder.

Essas ferramentas são imprescindíveis para que um gestor lidere uma equipe com segurança e confiança. Então, decidi escrever sobre essas ferramentas para que você, leitor do ZETA que quer ser líder, entenda cada uma delas e a sua importância.

Como um processo de Assessment pode ajudar um líder?

Atualmente estou ministrando aulas na UNG – Universidade de Guarulhos, para turmas de pós-graduação. Essas aulas são modulares, e neste momento estou com um módulo de 6 aulas para Gestão de Pessoas. Já fiz um módulo para Gestão Hospitalar e Departamento Pessoal.Para tal, precisamos saber: o que é Assessment? É um termo que vem do inglês e que significa “avaliação”. É avaliar o comportamento e as competências das pessoas para conhecê-las com maior eficiência e critério. Também é buscar autoconhecimento e gestão do conhecimento.

Existem diversos tipos de Assessment, com intuitos e características próprias:

  •  Testes que visam avaliar características pessoais;
  • Outros que procuram traços motivacionais;
  • E, ainda, os que medem desempenho.

É uma espécie de relatório, que visa entender e apontar tendências de comportamento, performance e potencial de colaboradores e candidatos.

É uma forma de fazer com que o colaborador tenha um autoconhecimento sobre as suas aptidões.

Quando um líder tem essas informações em mãos, consegue tomar melhor as decisões e utilizar melhor o seu recurso nas áreas específicas.

Atualmente estou ministrando aulas na UNG – Universidade de Guarulhos, para turmas de pós-graduação. Essas aulas são modulares, e neste momento estou com um módulo de 6 aulas para Gestão de Pessoas. Já fiz um módulo para Gestão Hospitalar e Departamento Pessoal.

E o que é Mentoring?

Atualmente estou ministrando aulas na UNG – Universidade de Guarulhos, para turmas de pós-graduação. Essas aulas são modulares, e neste momento estou com um módulo de 6 aulas para Gestão de Pessoas. Já fiz um módulo para Gestão Hospitalar e Departamento Pessoal.Já o Mentoring é um termo em inglês normalmente traduzido como “tutoria”, “mentoria”, “mentorado” ou “apadrinhamento”. É uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente. O “mentor” faz o seu “aprendiz” buscar o autoconhecimento.

O mentor é um guia, um mestre, conselheiro, alguém que tem vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo ajudada. O Mentoring inclui conversas e debates acerca de assuntos que não estão necessariamente ligados ao trabalho.

Esse processo acontece quando é prevista a substituição de um funcionário de uma empresa, quaisquer que sejam os motivos. Dessa forma, o funcionário que vai se ausentar poderá transmitir o seu conhecimento ao seu substituto, para que ele possa cumprir de forma eficaz as tarefas que eram de sua responsabilidade.

Nas empresas, o Mentoring tem ganhado popularidade nos últimos anos, pois demonstra ser uma ferramenta mais eficaz do que outros treinamentos. Utiliza o potencial que existe dentro da empresa, como a sabedoria de funcionários mais experientes, impulsionando a inovação e a criatividade da empresa. Consequentemente, torna-a mais competitiva.

Os Benefícios do Mentoring não é exclusivo para o aprendiz. O mentor recebe grande motivação, sentindo que está contribuindo para o crescimento profissional e pessoal de um colega. Ao mesmo tempo, está equipando a empresa para um futuro promissor.

Atualmente estou ministrando aulas na UNG – Universidade de Guarulhos, para turmas de pós-graduação. Essas aulas são modulares, e neste momento estou com um módulo de 6 aulas para Gestão de Pessoas. Já fiz um módulo para Gestão Hospitalar e Departamento Pessoal.

Por fim, o Coaching…

Atualmente estou ministrando aulas na UNG – Universidade de Guarulhos, para turmas de pós-graduação. Essas aulas são modulares, e neste momento estou com um módulo de 6 aulas para Gestão de Pessoas. Já fiz um módulo para Gestão Hospitalar e Departamento Pessoal.O Coaching, que é a minha praia, tem um conteúdo muito mais minucioso para atingimento de metas. Vamos conhecer um pouco disso: O que é Coaching? Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.

A palavra coaching vem do inglês “coach“, que significa treinador. Outra definição que eu gosto muito é por ser uma palavra de origem anglo-soxônica, que significa “carruagem”. Ou seja, um meio utilizado para transportar uma pessoa de um ponto onde ela se encontra até aquele que ela deseja chegar: uma meta ou objetivo.

Eu trabalho com Coaching Integrativo, aquele que busca o autoconhecimento para extrair o melhor de cada indivíduo.

Existem vários tipos de Coaching, alguns deles são:

  • coaching profissional
  • coaching empresarial
  • coaching financeiro
  • coaching para vendas
  • coaching estético
  • coaching de emagrecimento
  • Etc…

Atualmente estou ministrando aulas na UNG – Universidade de Guarulhos, para turmas de pós-graduação. Essas aulas são modulares, e neste momento estou com um módulo de 6 aulas para Gestão de Pessoas. Já fiz um módulo para Gestão Hospitalar e Departamento Pessoal.

O Coaching Integrativo consiste em utilizar tudo que está confuso na mente do Coachee e colocar em ordem, de forma a facilitar todas as áreas da vida. Isso possibilita que o Coachee consiga melhorar tanto o lado pessoal quanto o profissional.

Todas as ferramentas são excelentes para os líderes, pois ajudam de forma clara a progressão de cada colaborador da empresa. Todas trabalham o autoconhecimento, mas acredito que o Coaching seja a que traduz metas em realizações.

Pense nisso! Forte abraço.

Neco Ribeiro

 

Sobre quem escreve

Colunista

Formado em Artes Cênicas, Psicologia e PNL, Palestrante, Consultor, escritor, Coach e artista performático. É professor nas áreas de motivação e vendas no centro de formação do Sindicato dos Bancários do ABC em Santo André, trabalha como Ator performático(free lancer) pela empresa Um, Dois, feijão com arroz (www.umdois.com.br ) desde 1999 fazendo recreação, escultura com balões, telegramas animados, apresentador animado, mestre de cerimônia e performance artística. É gestor de RH na L3 CRM Consultoria(www.l3.com.br). Trabalha como consultor nas áreas de RH e Comercial desde 2008. Escreveu o livro “Ser Positivo” que está em sua segunda edição. E está prestes a terminar o novo livro de nome provisório “SUPERAÇÃO o X da questão”.

Posts Relacionados