Tutorial: aumentando o tamanho do disco C: com Hirens Boot

Nesse tutorial do Ctrl Zeta você vai aprender  a aumentar o tamanho de uma partição disco C: utilizando o Hirens Boot.

O que é Hirens Boot

Hiren’s BootCD é um live CD contendo vários programas de diagnóstico e ferramentas como: particionadores de disco, agentes, testes de performance, clonagem de disco e criação de imagens, ferramentas de recuperação de dados, ferramentas de MBR, ferramentas para BIOS, entre outras inúmeras ferramentas que podem ajudar no diagnóstico e na resolução de determinados problemas.

O problema:

Um dos erros mais comuns quando se trata de particionar um disco C: é o usuário particionar criando outra partição tipo E:.

Ao criar a segunda partição geralmente o usuário erra no volume ou não sabe lidar com a medida utilizada. Então, quando tentamos aumentar o disco, não dá, pois ele está sendo utilizado pelo sistema.

Por conta disso, verificamos outro método que dá até para aumentar o disco C: utilizando o sistema, modificando a letra até ficar do lado da partição C: e estendendo a partição.

A questão é que este método às vezes funciona e às vezes não, pois existem partições que não possibilitam atribuir a letra.

Consegui fazer o procedimento uma vez, mas em outra ocasião não consegui, ou seja, não é um método muito eficaz.

O método que encontrei sem nenhuma falha para aumentar o tamanho de uma partição disco C:, e com o qual não tive nenhum tipo de problema e achei o mais confiável foi o Hirens Boot, que irei ensinar neste tutorial.

O Sistema Operacional utilizado para a finalidade desse teste foi o Windows 10, mas pode ser utilizado qualquer sistema operacional do Windows.

 

Como proceder:

Entrar com o software Hirens Boot pelo boot e utilizar o programa para excluir a partição e estender, já que o sistema não está sendo utilizado mais, pois o boot está sendo utilizado pelo Hirens Boot. Mas, antes de fazer isso verifique se foi feito o backup da partição antes.

1 : Tenha duas partições: uma C: e outra E:

Hirens Boot tela 1: Partições

2: Ao tentar estender o volume não tem a opção de aumentar (estender):

Hirens Boot tela 2: Opções

 

3: Dê o boot por um CD com Hirens Boot versão 15.2 e escolha a opção Mini Windows XP:

Hirens Boot tela 3: Mini WindowsXP

4: Abrirá um sistema Windows XP. Entre no menu e vá até a opção Partition Wizard Home Edition:

Hirens Boot tela 4: Menu Partition Wizard Home Edition

5: Ao entrar no software exclua o volume, mas somente o que não está o sistema disco C:

Obs: Esteja certo de que foi realizado o backup do volume

 

Tela Wizard Home Edition

6: A outra partição vai ficar como Unallocated. Clique no ícone Move e Resize e estenda o volume conforme a imagem abaixo:

Tela Wizard Home Edition: Opção Estender volume C:

 

7: Clique em Ok e Apply e reinicie o sistema. Após isso será constatado pelo gerenciamento de disco que foi estendida a partição C:Hirens Boot tela 7: Tela Final

 

 

Depois de feitos esses passos, clique em estender o volume e reinicie o sistema. Sua partição C: será aumentada.

Esse procedimento serve tanto para aumentar quanto diminuir a partição. Para este teste foi utilizada a versão mais recente do Hirens Boot, que atualmente está na versão 15.2.

Via: Hiren’s Boot