Banco do Brasil faz desafio de UX na Campus PartyA equipe de desenvolvimento do Banco do Brasil vem se destacando no cenário de tecnologia a ponto do banco ser uma das poucas empresas brasileiras com escritório no Vale do Silício.

E nesta última edição da Campus Party realizada em São Paulo, eles participaram com um stand muito animado e lançaram um desafio para a galera sobre UX.

User Experience (UX), que em português significa Experiência do Usuário, é um termo que vem sendo usado para medir a experiência do usuário enquanto ele utiliza a aplicação.

Porém, não vou entrar em muito detalhes sobre o que é e como funciona o UX. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre, recomendo a ler a matéria que fizemos aqui no Ctrl Zeta sobre o assunto.

Qual o objetivo do Banco do Brasil com um desafio de UX?

O Desafio UX BB foi realizado dentro da Arena Campus. Teve início às 23 horas do dia 1 de fevereiro e foi encerrado dia 3 de fevereiro com a entrega das premiações.

As inscrições foram feitas por meio de um site que foi elaborado somente para o evento. Nesse site, além da inscrição os participantes conseguiam visualizar o regulamento, a programação e até em encontrar um FAQ para tirar suas dúvidas.

Os participantes tiveram que entregar um protótipo de interface de UX navegável com o propósito de redesenhar o aplicativo do Banco do Brasil.  Eles tiveram que realizar tudo isso em 36 horas.

O objetivo principal do desafio era os participantes reformularem o aplicativo do Banco do Brasil na página inicial.

O banco queria uma visão externa de como o aplicativo deveria ser para o usuário, a fim de saber como deverá ser feito em futuras atualizações.

Party Time e Pitch Time

O desafio foi realizado em duas etapas, o Party Time e o Pitch Time.

No Party Time os participantes fizeram check-in e obtiveram acesso ao Guia de Padrão Visual BB. Seu uso foi obrigatório durante o desafio e os participantes que não utilizaram foram desclassificados.

Nesta etapa os participantes tiveram um tempo para planejarem e desenvolverem suas ideias antes da entrega, conforme a programação estabelecida.

Já no Pitch Time os 20 melhores participantes foram selecionados para apresentarem as ideias propostas para solucionar o desafio.

Nesta última etapa os participantes tiveram apenas 3 minutos para apresentarem suas ideias e os 3 melhores foram para a final.

Para chegar a um vencedor os projetos foram avaliados com base na usabilidade, criatividade, design e aderência a marca BB.

A vencedora levou um MacBook Pro

O prêmio ao vencedor foi um MacBook Pro. Quem esteve presente para a premiação foi Sergio Augusto Kurovski, diretor executivo de novos negócios do Banco do Brasil .

Banco do Brasil faz desafio de UX na Campus PartyBanco do Brasil faz desafio de UX na Campus Party

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele elogiou todos os 20 finalistas e agradeceu a todos os campuseiros que participarem do desafio, além é claro de anunciar a vencedora que foi Anny Beatriz Vieira Navarro.

Anny reformulou praticamente o aplicativo inteiro, deixando somente as principais funções que o usuário se adapta. Realizou alterações na interface pensando na usabilidade do usuário, além de adicionar funcionalidades de acessibilidade dentro do aplicativo.

Após a premiação conversei com Anny e ela me disse que ficou surpresa quando foi chamada por ficar entre os três finalistas, pois não tinha noção de que poderia ganhar, já que havia muitas outras pessoas que tiveram boas propostas.

No encerramento Augusto parabenizou Anny pessoalmente. Será que rolou alguma proposta de emprego para ela no Banco do Brasil?

Será que a galera do Banco do Brasil vai aceitar a proposta de Anny e implementar isso no aplicativo deles?

O que vocês acham?

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