Cartola FC, o tema da Brasil Game Jam 2017!

Em uma parceria da TV Globo e da Brasil Game Show (BGS), foi realizado a Brasil Game Jam, com o tema baseado no Cartola FC.

O projeto é uma maratona de desenvolvimento de jogos eletrônicos, no qual as equipes tiveram apenas 48 horas para  desenvolver um game.

A Game Jam busca incentivar os jovens na área de jogos, além de movimentar o mercado brasileiro neste ramo.

Uma maratona de desenvolvimento de jogos eletrônicos na qual as equipes tiveram apenas 48 horas para  desenvolver um game, nesta edição o tema foi o Cartola FC.
(Foto: Reprodução: Instagram / Rede Globo)

Foram escolhidos 30 jovens universitários, divididos em 10 equipes e que souberam do tema somente na abertura da competição.

Uma maratona de desenvolvimento de jogos eletrônicos na qual as equipes tiveram apenas 48 horas para  desenvolver um game, nesta edição o tema foi o Cartola FC.
Os finalistas da Brasil Game Jam (Foto: Paula Carvalho / Cartola FC)

Durante estes dois dias, os jovens acamparam em uma espécie de casa de vidro dentro da feira.

Das 10 esquipes que participaram da competição, apenas 5 foram selecionadas para a final:

  • Cartola Duel, do grupo SMUEDGJ;
  • Cartola FC Play, da equipe EvoBrain;
  • Cartola Jr., da equipe DigiMoon;
  • O projeto da equipe Sigma (sem nome o projeto);
  • Cartolaria, do time Sukafu.

Mais de 600 pessoas passaram pelo estande da Game Jam para votar no seu jogo favorito.

 Tiago Leifert e desenvolvedores do Cartola FC como jurados

A equipe vencedora foi conhecida no sábado. Após o público selecionar os 5 finalistas, foi a vez dos jurados da Globo escolherem o projeto vencedor.

Já era cerca de 17h quando o Tiago Leifert anunciou o time SMUEDGJ como vencedores da Brasil Game Jam.

Além do Tiago, estavam presentes como jurados o criador do Cartola FC, Newton Fleury, e membros da equipe do game, Alexandre Saboia e Joel Oliveira.

SMUEDGJ o time vencedor?? Não Foi dessa vez…

A equipe formada pelos estudantes Guilherme Moura (19), Gabriel Quibao (21) e Vinicius Melo (25) fizeram algo diferente das demais equipes: eles juntaram o Fantasy Game com um jogo de futebol de botão.

É isto que havia sido dito da equipe vencedora,  porém após conferência no regulamento, o título sofre alteração e o time Sukafu é o campeão.

A mudança ocorreu nesta segunda-feira(16) após ser constatado que o projeto apresentado pela SMUEDGJ não cumpriu com todas as exigências do regulamento.

Sendo assim, o novo trio de vencedores é formado por André Ferreira(22), Isabela Castro(22) e Lucas Ventura(24) que são alunos do curso de Jogos Digitais da PUC e UniCuritiba.

Eles desenvolveram um álbum de figurinhas online do Cartola FC, no qual as cartoletas são utilizadas como dinheiro no game.

O time Sukafu será premiado com uma visita aos estúdios da Globo no Rio e em São Paulo, além de um mini drone para cada.

Em uma parceria da TV Globo e da Brasil Game Show (BGS), foi realizado a Brasil Game Jam, com o tema baseado no Cartola FC.
(Foto: Paula Carvalho / Rede Globo )

Para conferir mais sobre todas as inovações para o Cartola FC, acesse ao site do Globo Esporte.

 

Revisado por: Romário Sergio

Caio Lourenço

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba