Aprendendo a Aprender – Como ser um autodidata?

Atualmente o processo de aprendizado tem mudado constantemente, muitos cientistas e professores sempre divulgam artigos sobre como deve ser feito o ensino no mundo e tentam desvendar os mistérios do cérebro de um autodidata.Atualmente, o processo de aprendizado tem sofrido mudanças constantemente. Muitos cientistas e professores divulgam artigos sobre como deve ser feito o ensino no mundo e tentam desvendar os mistérios do cérebro de um autodidata.

Já Apolinário Passos pôde nos contar todos os segredos de como aprender a aprender e ser um autodidata, durante a Campus Party Brasil 2018.

Apolinário começou a cursar Ciência da Computação, mas se formou em Comunicação Social. Ele sempre passou pelas áreas humanas e exatas, seja em sua vida acadêmica ou profissional.

Desde jovem ele é um excelente programador, chegou a desenvolver soluções web para a Unicef, Sebrae, Caixa e até campanha digital presidencial em Gana.

Durante a sua passagem pelo evento, ele apresentou a palestra “Aprendendo a Aprender – Usando Empatia e Colaboração para ser Autodidata”, dando exemplos de aprendizado e as melhores técnicas para estudo.

Você sabe o que é um autodidata?Atualmente o processo de aprendizado tem mudado constantemente, muitos cientistas e professores sempre divulgam artigos sobre como deve ser feito o ensino no mundo e tentam desvendar os mistérios do cérebro de um autodidata.

Um autodidata é aquela pessoa com a capacidade de aprender sem ter algum responsável ensinando através de aulas. A própria pessoa com seu próprio esforço pesquisa o material necessário para aprender aquilo que quer.

Há muito tempo pessoas assim vem sendo estudadas através de pesquisas acadêmicas. O objetivo é melhorar as práticas pedagógicas, e também mostrar se existe alguma relação com o avanço da tecnologia.

Na história, existem muitos autodidatas famosos, como: Abraham Lincoln, Machado de Assis, Leonardo da Vinci e muitos outros.

Muitas vezes eles são confundidos com os nerds (aqueles que gostam muito de estudar), mas a diferença é o gosto de estudar sem a ajuda de alguém.

Melhores técnicas de aprendizado

Segundo o próprio Apolinário, nem sempre um autodidata aprendeu realmente sozinho. Ele pode ter ido atrás do conhecimento sozinho, mas se assistiu um vídeo no youtube, leu um livro ou um artigo, ele precisou de outra pessoa para aprender.Atualmente o processo de aprendizado tem mudado constantemente, muitos cientistas e professores sempre divulgam artigos sobre como deve ser feito o ensino no mundo e tentam desvendar os mistérios do cérebro de um autodidata.

Mas isso não quer dizer que pessoas que são autodidatas, nasceram inteligentes ou que você não pode se tornar um.

Existem diversas técnicas que podem te ajudar a aprender melhor.

Durante a palestra, ele mostra alguns pontos interessantes, como:

  • remover as suas barreiras pessoais,
  • saber usar os modos focado e difuso do cérebro em conjunto e,
  • usar corretamente nossos blocos de memória de curto e longo prazo.

Além de ensinar essas técnicas, Apolinário dá dicas de como usar mapas conceituais para estudo, como utilizar corretamente as técnicas Pomodoro e Chunking.

Não vou explicar aqui neste texto como funciona exatamente cada técnica e citar exemplos para que este post não fique grande e cansativo, mas se vocês quiserem, futuramente eu posso fazer algo explicando uma por uma.

Para te ajudar, eu indico que assista a palestra do Apolinário aqui no vídeo abaixo. Dá um assistida que provavelmente você irá tirar todas as suas dúvidas.

 

Revisado por: Romário Sergio

Caio Lourenço

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba