Começamos pela a Lei de Moore para entendermos melhor:

Essa lei começou em 1965 quando não havia nenhuma previsão real sobre o futuro do hardware, Gordon E. Moore cofundador da Intel fez uma previsão, na qual o número de transistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, e dobrando a cada 18 meses. Essa profecia tornou-se realidade e acabou ganhando o nome de Lei de Moore.

Os super Computadores

Com a evolução dos computadores hoje temos o Supercomputador chinês Tianhe-2 sendo o computador mais rápido do mundo e ele tem a oferecer: 3,12milhões de núcleos, um máximo de 54,9 petaFLOPS por segundo, 1,3 Petabytes de RAM e 12,4 Petabytes de HD. Máquina superou o Sequoia, da IBM que em 2012 era o computador mais rápido do mundo sendo capaz de fazer 16,32 quadrilhões de cálculos por segundo e é considerado o 2 mais rápido do mundo. Chamado de Sequoia, ele esta sendo utilizado pela Administração de Segurança Nuclear Nacional (NNSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e que trabalhara com as simulações de armas nucleares.

 

Supercomputador chinês Tianhe-2.

Supercomputador chinês Tianhe-2.

Os Flops são pontos flutuantes é o número de operações e cálculos de processamento que um computador é capaz de fazer por segundo.

Na década de 70, os supercomputadores da época atingiam 100 megaflops. 100 megaflops equivalem à capacidade de processamento de um Pentium de 60 MHz.

Podemos ver pela tabela a sua essa medidas.

medidas

Suas medidas

Os Computadores quânticos

Agora que entendemos melhor o desempenho e uma breve historia dos computadores podemos falar do computador quântico:
Os especialistas não tem certeza de quando um computador quântico ficaria pronto. Uma década atrás, alguns especialistas disseram que o desenvolvimento de um grande computador quântico seria entre 10 a 100 anos no futuro.
A diferença de um computador normal para um computador quântico:
O bit é o menor pedaço de uma informação – ele representa duas possibilidades (sim ou não). A palavra bit, em inglês, se refere à unidade física de armazenamento de informação de seu computador. Enquanto um bit pode dizer sim ou não, um qbit dos computadores quântico pode dizer sim e não, ao mesmo tempo. Por isso computadores quânticos conseguem resolver problemas que computadores normais não entendem.
E seu processamento em cálculos será bem mais superior que os computadores que conhecemos.
Toda esta velocidade fosse usada para segurança à criptografia. Dependendo do algoritmo de criptografia utilizado para a proteção de algum dado, o melhor computador existente atualmente levaria milhares de anos para quebrar a chave e decodificar os dados.
Para um computador quântico realizar esta tarefa, alguns segundos seriam suficientes para descriptografar o código e os dados revelados. A única maneira de contornar este problema seria a criação da criptografia quântica, considerada totalmente segura e praticamente inquebrável.

 

 

loger

D-Wave lança primeiro computador quântico

“D-Wave oferece o primeiro sistema comercial de computação quântica do mercado”, afirma o site da D-Wave Systems, empresa norte-americana com esforços em computação quântica. A D-Wave contratou um perito externo no algoritmo de corridas, que concluíram que a velocidade foi acima da média global, e que era 3.600 vezes mais rápido do que um computador convencional líder.
Google e NASA compram computador quântico: O equipamento será usado para resolver problemas que estão além da capacidade de computadores normais.

Sobre quem escreve

Posts Relacionados