Comunidades do Orkut: A origem dos memes

No momento, as redes sociais estão bombadas de memes, tem “meme” para todo tipo de situação. Mas vamos com calma. Para começar você sabe o que é “meme”? (Provavelmente sim, pergunta óbvia).

Mas para quem não sabe, “meme” é um termo grego que significa imitação, tal conceito teria sido criado por Richard Dawkins em 1976 no seu livro “The Selfish Gene”. Resumindo, “meme” é um termo utilizado na internet que se refere ao fenômeno de viralização de uma informação, que pode ser vídeo, imagem, gif, frase, ideia ou música que tenha humor envolvido e se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.

Alguns memes que são bem populares:

Comunidades do Orkut: A origem dos memes
Por favor, não
Comunidades do Orkut: A origem dos memes
Quando você vê as promoções no Fast Food

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunidades do Orkut: A origem dos memes
“Calculando quantos dia ainda posso faltar sem bombar na aula”
Comunidades do Orkut: A origem dos memes
Quando tem fofoca nova.

 

 

 

 

 

 

 

 

Você deve estar se perguntando “por que essa louca está falando de memes”?

Te respondo com outra pergunta, você já parou para pensar quando surgiu os memes??

E pensando nessa pergunta cheguei à conclusão de que provavelmente foi no Orkut, onde as comunidades da rede ganharam muita popularidade com as postagens engraçadas que logo conquistaram os usuários.

Comunidades do Orkut: A origem dos memes
Comunidade Orkut Brasil

O Orkut era um site de redes sociais, era propriedade e operado pela Google. O serviço foi projetado para ajudar os usuários a encontrar novos e velhos amigos e manter relacionamentos existentes. O site recebeu o nome do seu criador, o funcionário do Google Orkut Büyükkökten e foi oficialmente desativado em 2014.

Quem utilizou o Orkut sabe o como era divertido participar dos fóruns das comunidades ou de simplesmente participar para fazer parte de um grupo e assim conhecer pessoas novas ou até mesmo compartilhar coisas com os amigos. Para os mais novos se situarem, as comunidades eram como as “paginas” do Facebook, mas com seu estilo único.

Eis que surge como uma Fênix

Com o fim da rede social, seria uma pena perder as pérolas que eram tais comunidades, e para preservar as recordações, o Orkut deixou, por alguns meses, o arquivo com o conteúdo público das comunidades aberto aos usuários, validando o link até o dia 15 de maio deste ano.

Arquivo de Comunidades do Orkut
Arquivo de Comunidades do Orkut

Nesse arquivo era possível visualizar todas, eu disse: TODAS as comunidades existentes do Orkut. As comunidades estão organizadas em ordem alfabética, para facilitar a navegação pelo site.

Dando uma leve “fuçada”, percebe-se que a maioria das comunidades são brasileiras, e assim temos uma confirmação: Brasil é o país dos memes!!!

Comunidades do Orkut: A origem dos memes
uhul

Para se ter uma pequena noção trago alguns dados:

Usuários do Orkut em 31 março de 2004

  • EUA – 51,36%
  • Japão – 7.74%
  • Brasil – 5.16%
  • Holanda – 4.10%
  • Reino Unido – 3.72%
  • Outros – 27.92%

Usuários do Orkut em 30 de setembro de 2014

  • Brasil – 53,5%
  • Índia – 18,4%
  • China -6,4%;
  • EUA – 3,3%;
  • Japão – 2,7%
  • Outros – 15,7%

E você, o que acha?

 

Sabrina Marques

Sabrina Marques (conhecida como Bruxinha), técnica em administração, estudante de Sistemas para Internet na FATEC-Carapicuíba, gosto bastante da cultura asiática, de assistir animes, séries e filme, amo musica e ainda me arrisco em alguns jogos.