Em meio ao caos que estamos vivendo com o Covid-19, uma pergunta nos vem a mente todos os dias: nossa tecnologia está pronta para uma pandemia?

Hoje, 13 de Abril de 2020, temos cerca de 1.846.680 casos confirmados e 114.090 no mundo.

Faz cerca de 20 dias estamos em Lockdown, mais conhecido como Quarentena, no qual muitas pessoas estão trabalhando de casa, mas boa parte dos cidadãos brasileiros são autônomos ou trabalham em empresas que atualmente é impossível trabalhar de casa.

Especialistas afirmam que o desemprego no Brasil pode chegar até 40 milhões de pessoas após acabar a quarentena. Você pode imaginar o que é isso?

Pequenos comércios fechando, grandes negócios com demissões em massa, crise na bolsa de valores. O tamanho da crise pós Covid-19 é inimaginável.

Cadê o avanço tecnológico mundial?

Temos que concordar que desde a Gripe Espanhola em 1918, tivemos avanços enormes na Ciência, Medicina e Tecnologia. Mas será que é o suficiente?

O avanço que tivemos até o momento é essencial para salvar milhões de vida, visto que durante a Gripe Espanhola ocorreu mais de 50 milhões de mortes e com a Covid-19 as previsões chegam em um número muito inferior a isto.

A tecnologia hoje não serve apenas para os meios de comunicação informarem a situação mundial durante a pandemia, serve também para auxiliar os médicos com dados dos seus pacientes e com os cientistas com os resultados de cada vacina criada, por exemplo.

Então a dúvida que deixo para vocês é a seguinte: Temos poucas empresas dispostas a entrar neste mercado? Ou temos pouco dinheiro para pagar empresas para entrarem neste mercado?

Tenho a resposta para a segunda pergunta, todos os governos do mundo inteiro possuem dinheiro suficiente para investirem em desenvolvimento tecnológico a nível de saúde. Mas será que eles querem?

Em meio ao caos que estamos vivendo com o Covid-19, uma pergunta nos a mente todos os dias: nossa tecnologia esta pronta para uma pandemia?

Qual a minha aposta para o futuro pós Covid-19?

Na minha opinião várias Startups irão surgir após o fim da crise que será causada por essa pandemia, e alguns setores serão beneficiados:

  • Educação: Com a quarentena diversos jovens ficaram sem aulas. Mas atualmente existe um grande avanço no ensino a distância; e por isso acredito que as escolas de ensino infantil irão aceitar e adaptar essa modalidade nas unidades físicas.
  • Esporte: Várias academias, centro de lutas e até mesmo clubes de futebol tiveram as portas encerradas neste período e estão perdendo clientes e dinheiro; Quem sobreviver deve então investir e muito em tecnologia;
  • Varejo: Os pedidos por aplicativos e Delivery já são um grande avanço em nossa sociedade. Então acredito que cada vez mais esses serviços serão melhorados para chegar a uma grande quantidade de pessoas;
  • Financeiro: Os bancos digitais sem dúvida nenhuma é o maior avanço da última década: os bancos tradicionais tendem a cada vez mais se adaptarem.
  • Agropecuário: Mesmo na crise é necessário que a produção dos alimentos continuem e agora cada vez mais higienizados e preparados para qualquer situação.
  • Logística: Entra no mesmo caso da agropecuária, mesmo na quarentena os cidadãos precisam comer e muitos deles fazem estoques de alimentos. Os supermercados não podem ficar com as prateleiras vazias.
  • Saúde: Talvez o principal setor que deverá sofrer mudanças no país e que já vem recebendo muitas startups: nos últimos anos, tende a ficar mais concorrido e com grandes avanços, tanto em maquinário como em software.

E ai o que você achou? Você também acha que não estamos prontos para uma Pandemia?

Já pensou em ganhar grana com e-books? Então aproveita e leia meu outro texto sobre isso!

Revisado por Ana Carolina

Leave a Reply

Your email address will not be published.