Olá amigo Zeta!

Hoje eu vou escrever a pedido de outro colunista, o amigo Caio Lourenço.

Nos dias difíceis em que vivemos uma concorrência forte entre candidatos a vagas no mercado de trabalho, muitos me perguntam:

Como devo me comportar numa entrevista de emprego? Como deve ser o meu currículo? Como devo ir vestido? Etc, etc, etc…

Perguntas e mais perguntas! Todos querem uma fórmula pronta para ter sucesso nesta ocasião. Minha resposta, que não agrada muito as pessoas é: não existe uma fórmula pronta!

Nos dias difíceis em que vivemos uma concorrência forte entre candidatos a vagas no mercado de trabalho, muitos me perguntam: como devo me comportar numa entrevista de emprego? Como deve ser meu currículo? Como devo ir vestido? Etc, etc, etc...Eu já escrevi aqui mesmo no Zeta: “Receita de sucesso, é isso mesmo” dizendo que não existe essa tal fórmula. Depois escrevi: “Trabalho, o que vem depois da faculdade” lá também falei sobre fórmulas prontas. Já no meu texto “Profissionais de sucesso, o que define um” consegui fazer um parênteses e colocar algumas características destes profissionais, que também serve para uns e não para outros. E por último, no texto: “Profissão vs Emprego, você conhece a diferença” coloco também a importância de se atualizar para fazer a diferença.

Bom, por que estou citando meus textos? Simplesmente porque não é de hoje que todos querem dicas de como se dar bem numa entrevista ou mesmo dentro das organizações.

As dicas sempre são valiosas, porque quem se utiliza delas, acaba por ter um sucesso maior nos processos seletivos. Então vamos a elas:

Como deve ser o meu currículo?Nos dias difíceis em que vivemos uma concorrência forte entre candidatos a vagas no mercado de trabalho, muitos me perguntam: como devo me comportar numa entrevista de emprego? Como deve ser meu currículo? Como devo ir vestido? Etc, etc, etc...

Primeiramente o currículo. Ele deve ser claro e objetivo, quero dizer, tem que ter um objetivo claro, sem muita abrangência. Digo isso porque vejo currículos com objetivos mais ou menos assim: área de TI, desenvolvimento em TI, ou apenas área de TI.

As informações devem ser verdadeiras. Isso porque ultimamente muitos selecionadores e recrutadores estão averiguando a veracidade das informações, e quebrando a cara de muita gente mentirosa.

E uma última dica sobre o currículo: deve ter suas reais habilidades descritas de forma clara para que todos entendam. Por exemplo: “Sou proativo, trabalho bem em equipe, aprendo com facilidade, mas sou teimoso em alguns momentos e estou trabalhando para melhorar isso.”

Agora, o segundo ponto:

Como devo ir vestido?

Nos dias difíceis em que vivemos uma concorrência forte entre candidatos a vagas no mercado de trabalho, muitos me perguntam: como devo me comportar numa entrevista de emprego? Como deve ser meu currículo? Como devo ir vestido? Etc, etc, etc...Agora dica para vestimenta. Bom, é sempre importante estar limpo e cheiroso. De acordo com a função que você está se candidatando, muitos recrutadores selecionam o perfil social, deixando o básico do dia a dia de fora.

O que quero dizer é que se você está pleiteando uma vaga de TI, não se apresente muito “largado” como os jovens costumam fazer. Calça jeans e camiseta não combinam com empresas formais, somente as novas empresas que aceitam esse tipo de vestuário.

Mostre que você pode ser mais do que a vaga está procurando.

E por último e não menos importante:

Como devo me comportar em uma entrevista de emprego?

Por último deixei a dica de postura, essa é fundamental para qualquer tipo de vaga. Como você se senta numa sala de espera?

Hoje em dia, todas as salas têm câmeras e muitos recrutadores ficam de olho no seu comportamento antes da entrevista. Sugiro que sente-se direito com a coluna ereta.Nos dias difíceis em que vivemos uma concorrência forte entre candidatos a vagas no mercado de trabalho, muitos me perguntam: como devo me comportar numa entrevista de emprego? Como deve ser meu currículo? Como devo ir vestido? Etc, etc, etc...

Que leia algo durante a espera que não está no seu celular, talvez uma revista da empresa que você está indo, ou um livro (que não seja o cama sutra… kkk). Isso dará um destaque já na espera, já quando entrar na sala de entrevista, seja cordial, esteja relaxado (não tenso), e fale naturalmente, sem gaguejar. Mostre que você tem controle sobre si mesmo.

Porém, sabemos que é muito difícil conseguir este equilíbrio. Sendo jovem e muitas vezes imaturo, mas vale o exercício e treino para conseguir isso.

Pense! Você está com uma oportunidade e não quer perder essa chance, certo? Então vale o esforço.

Importante: Nunca vá a uma entrevista de emprego sem antes ter pesquisado a empresa que vai participar do processo seletivo e o seguimento que ela trabalha. Isso é fundamental para o recrutador saber que você sabe onde quer trabalhar.

Melhore a si mesmo e terá melhores resultados.

Pense nisso!!!

Neco Ribeiro

About The Author

Formado em Artes Cênicas, Psicologia e PNL, Palestrante, Consultor, escritor, Coach e artista performático. É professor nas áreas de motivação e vendas no centro de formação do Sindicato dos Bancários do ABC em Santo André, trabalha como Ator performático(free lancer) pela empresa Um, Dois, feijão com arroz (www.umdois.com.br ) desde 1999 fazendo recreação, escultura com balões, telegramas animados, apresentador animado, mestre de cerimônia e performance artística. É gestor de RH na L3 CRM Consultoria(www.l3.com.br). Trabalha como consultor nas áreas de RH e Comercial desde 2008. Escreveu o livro “Ser Positivo” que está em sua segunda edição. E está prestes a terminar o novo livro de nome provisório “SUPERAÇÃO o X da questão”.

Related Posts