Você leitor do nosso site já deve está sabendo que do bate-papo que rolou nesta quarta-feira (25) com relação a dados abertos.

Aproveitando o embalo do tema da semana a equipe do Ctrl Zeta conversou com Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br/NIC.br que nos apresentou um curso online e gratuito para quem gostou do tema.

Objetivo do curso

  • Espera-se que ao final do curso os alunos:
  • Tenham uma visão geral sobre dados abertos, dados abertos conectados e suas potenciais aplicações;
  • Tenham conhecimentos necessários para modelar, publicar e consumir dados abertos de maneira estruturada e sistemática;
  • Entendam o processo de disponibilização (abertura) de conjuntos de dados de maneira estruturada por meio de ontologias;
  • Tenham conhecimentos sobre as diversas tecnologias da Web Semântica e suas potencialidades;
  • Desenvolvam habilidades para utilizar as tecnologias da Web Semântica tanto na disseminação dos dados quanto para criação de aplicativos simples.

O objetivo principal deste curso é estimular e incentivar a qualificação de profissionais por meio da capacitação teórica, técnica e tecnológica que apoiam a criação e manutenção do ecossistema de dados abertos. Em particular, focaremos em métodos e ferramentas para modelar e estruturar os dados de maneira adequada (por exemplo, por meio de ontologias) para que estes possam ser utilizados e reutilizados por programas de computador. Além disso, pretende-se apresentar técnicas de desenvolvimento de software utilizando tecnologias avançadas provindas da área de Web Semântica e Linked Data para fazer uso efetivo dos dados publicados na Web.

Se você gostou da proposta do curso está esperando o que para se inscrever?

Realize sua inscrição aqui.

Sobre quem escreve

Colunista

Ah! Eu sou esse cara da foto ai, e falar de mim? Não curto, deixa você tirar suas próprias conclusões! Bora viver a vida!

Posts Relacionados

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado