back_to_the_future

De volta para o futuro (Foto: DIVULGAÇÃO)

O filme De volta para o Futuro – título original: Back to the future – é um filme de ficção norte-americana que teve seu primeiro título da trilogia lançado em 1985.

back-to-the-future-part-ii-original-ctrl-zeta

De volta para o futuro 2 (Foto: DIVULGAÇÃO)

O longa que foi estrelado por Michael J. Fox como o jovem Marty McFly e Christopher Lloyd como o doutor Emmett ‘Doc’ Brown fez grande sucesso na época de seu lançamento com a história de um cientista que foi capaz de criar uma máquina do tempo em um carro “DeLorean“, que ao alcançar determinados pré-requisitos te leva para o passado ou o futuro.

No segundo título da série, lançado em 1989, os protagonistas vão para o futuro e a data escolhida é: 21 de outubro de 2015.

back-to-the-future-date-ctrl-zeta

De volta para o futuro 2 – Data do futuro(Foto: DIVULGAÇÃO)

Em outubro de 2015 do filme, várias tecnologias impressionantes são apresentadas. Entretanto, comparados com o que realmente temos hoje, o que o filme acertou?

Tablet

Há uma cena no filme em que um cidadão pede doação ao personagem Marty McFly que se assemelha muito ao nosso Tablet. Um aparelho eletrônico touch-screen.

back-to-the-future-gadget-ctrl-zeta

De volta para o futuro 2 – Óculos de Realidade Virtual (Foto: DIVULGAÇÃO)

Gadgets Vestíveis 

Em determinada cena McFly aparece com um óculos de realidade virtual que podem ser comparados ao Google Glass, Baidu Glass, Oculus Rift dentre tantos outros. A criação e o desenvolvimento de gadgets vestíveis está em alta.

Vídeo Conferencia

Em determinada cena, Marty conversa com um amigo através de uma televisão com algo que pode ser comparado com o Skype, FaceTime, Google Hangouts e muitos outros, hoje.

Tênis auto amarrável

Apesar de ser uma ideia interessante, ainda não foi lançado nenhum tênis que se amarra sozinho. Entretanto, a Nike, mesma marca de tênis usado por Michael J. Fox no filme, promete trabalhar para ser a primeira marca a lançar um produto semelhante ao do filme. Já existem protótipos destes tênis da Nike em desenvolvimento.

back-future-part-ii_1

De volta para o futuro 2 – Skate Voador(Foto: DIVULGAÇÃO)

Skate flutuante

O Skate flutuante, ou Skate voador, é uma das tecnologias futurísticas mais amadas pelos fãs. Não digo que não exista totalmente, pois há uma imensa variedade de protótipos do dispositivo, feito por diversas empresas. Apesar de não ter sido finalizado e nem terem sido colocados à venda, prometem muito.

Entretanto, no filme, é mostrado como algo ao alcance de todos, como simplesmente um brinquedo que todo mundo pode ter, o que sabemos que não é verdade.

 

 

 

É interessante pensar que os criadores do filme pensavam muito que o ‘futuro’ teria uma imensidão de coisas que flutuam: skate, carro e afins. Atualmente, é realmente raro encontrar algo do nosso cotidiano que flutue ou use tecnologia semelhante. Podemos até não ter ‘coisas flutuantes’, mas nós temos celulares e Internet – que na época de lançamento do filme estava apenas em seu começo.

Acertando ou não o ‘futuro’, o filme De Volta Para o Futuro marcou e marca muita gente até hoje. Qual das tecnologias apresentadas no filme, que ainda não existe nos dias de hoje,  vocês gostariam de ter?

Sobre quem escreve

23 anos, estudante de Sistemas para Internet na Fatec Carapicuíba e apaixonada pelo mundo da tecnologia.

Posts Relacionados