Desapega, Desapega... OLX! E ai, Desapegou?Todos sabem o que é a OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda do mundo, mas será que nós sabemos como eles estão trabalhando e se inovando?

Estive em uma palestra da Janet Baireva (Diretora de produtos) e do Bernardo Carneiro (Chief Technology Officer). Eles falaram um pouco sobre como está sendo a inovação da OLX em um mercado agora completamente brasileiro.

Para quem não sabe, em 2015 eles se juntaram a empresa Bom Negocio, que na época era a concorrência, para se tornarem a maior empresa de compra e venda de produtos do Brasil.

Os dois contaram um pouco sobre o novo escritório, como estão resolvendo os problemas que existem em suas aplicações e também mostrar como é a nova forma de trabalho dos times da OLX.

Novo escritório de R$ 5 milhões e aumento de 70% da equipe

No início de 2017, a OLX investiu cerca de 5 milhões de reais em um novo escritório de 2,6 mil metros no Rio de Janeiro, além de querer fechar o ano com cerca de 610 funcionários em suas duas sedes, em São Paulo e no Rio.

O novo prédio conta com um ambiente completamente geek e divertido, possui salas de jogos, de TV, cadeiras de massagem, um palco interno para eventos, palestras e cursos, e até mesmo escorregadores interligando os três andares do prédio que dão direto para uma piscina de bolinhas.

Tudo isso para deixar os colaboradores mais confortáveis e para manter o ambiente agradável, onde eles desejam trabalhar, afinal, um funcionário contente sempre irá produzir mais, não é mesmo?

Desapega, Desapega... OLX! E ai, Desapegou?     Desapega, Desapega... OLX! E ai, Desapegou?

Os times Full-Stack

Um conceito que está começando a ser utilizado na OLX são os times full-stacks, ou seja, times completos que irão trabalhar como se fossem mínis startups dentro da empresa. Os times internos serão responsáveis por todos os processos do projeto, exemplo: o time que é responsável por criar o login de usuário irá também desenvolver desde a interface, onde o usuário irá digitar, até o back-end e o banco de dados para guardar as informações.

Foi importante criar este projeto para que os times andem em paralelo e para colocar mais pessoas trabalhando em conjunto nas atividades. Isso fez com que eles tivessem um impacto cultural na hora da contratação de novas pessoas para os times, criaram o pilar “Faz acontecer”, esse pilar quer dizer que a pessoa que tem muito conhecimento tecnológico mas não consegue implementar sua ideia, não irá ajudar muito dentro da equipe.Desapega, Desapega... OLX! E ai, Desapegou?

A ideia é: o colaborador que entra no time busque e possua muito conhecimento para compartilhá-lo com sua equipe e as demais.

Com isso, se o projeto está travado na parte de desenvolvimento, devido a uma API que não funciona corretamente ou a uma aplicação dando erro, outra pessoa do time, ou de outros times, podem a qualquer momento ir ajudar o desenvolvimento para solucionar os problemas.

Objetivos e Resultados Chaves

Ou mais conhecido como OKR, é uma metodologia com conjuntos de objetivos onde os colaboradores buscam atingir de forma individual e coletiva. Após a OLX criar times independentes e com grandes autonomias, ficou a dúvida como eles iriam propor projetos e traçar metas para eles, foi assim que surgiu a ideia das OKRs.

Desta maneira o pessoal de estratégia definiu a utilização da ferramenta, e fazem uma vez ao ano a definição dos objetivos que querem de todos os times. No fim do ano e depois a cada trimestre os times se reúnem para definir os resultados que chegaram e os que querem alcançar.

Isso faz com que todas as pessoas do time tenha voz igual e definam seus objetivos ao longo do tempo, fazendo com que ninguém da equipe saia decepcionada após estas definições.

A ideia é que os times parem de pensar somente na funcionalidade e comecem a pensar nos problemas e busquem quais as melhores soluções para resolver e qual a melhor forma que podem fazer para concluírem os seus objetivos.

Os times dos Detetives… Como assim? A OLX está investigando crimes também?

São pessoas que trabalham para transformar os dados em relatórios quantitativos para ajudar na estratégia dos times: cada time terá uma pessoa que será responsável em levar relatos dos comportamentos e problemas do usuários, a fim de criar e validar produtos através destes dados.

Eles estão fazendo entrevistas  para conhecer melhor os usuários que utilizam as plataformas da OLX, isto está mostrando que muitas vezes não é necessário iniciar o desenvolvimento de um projeto para saber se irá dar certo, basta uma conversa com os usuários.

E aí, gostou de como a maior plataforma de compra e venda de produtos do Brasil trabalha? Eles estão com vagas abertas, se candidata lá!