O e-lixo pode ser considerado como a ressaca da Black Friday. E bota ressaca nisso!

Nossas gavetas, um dia, não terão mais espaço para tantos celulares velhos.

e-lixo produzido pela black friday

Compostos por materiais recicláveis, materiais nobres e materiais tóxicos. – Reciclagem demanda cuidado

 

Ou mesmo que caibam, um dia você criará um novo monstro na sua gaveta, que será resultado do convívio daquele cupim comendo as baterias de seus celulares.

Parece brincadeira, mas e-lixo é coisa séria.

Isto se deve a três principais fatores:

  • Ele é composto por materiais tóxicos e não biodegradáveis;
  • Ele possui materiais cada vez mais raros como ouro, prata, cobre, estanho e índio;
  • Alta taxa de crescimento.

Não existem números de quanto desses  e-lixos se devem à necessidade ou ao desejo de reposição de itens  defasados, mas que ainda funcionam.

Podemos nos perguntar: de todos os celulares que tivemos, quantos foram comprados porque o anterior já não funcionava mais?

e-lixo produzido pela black friday

Evolução do e-lixo não dá tempo dos aparelhos pifarem, pois faz com que aparelhos fiquem defasados antes.

Existem números da “Step” que mostram que em 2012 o lixo eletrônico produzido pelo ser humano somou 49 milhões de toneladas e para 2017 estima-se que chegue a 65,4 milhões de toneladas.

Essa projeção não chega a seguir a Lei de Moore, mas pode ser entendida como o início de uma curva exponencial. Ou seja, há muito por vir ainda!

Para buscar uma solução para isso, além de tentar diminuir o consumismo, devemos fazer o descarte adequado deste lixo.

e-lixo produzido pela black friday

Por possuir materiais nobres, a reciclagem atrai pessoas que são obrigados a lidar com produtos tóxicos sem preparo algum.

Pra isto, a Ctrl Zeta indica como e onde você pode buscar o melhor destino para seu e-lixo engavetado.

As principais opções de descarte são:

  • Devolver ao fabricante;
  • Doar;
  • Descarte para reciclagem;
  • Descarte profissional.

Devolver ao fabricante

Várias empresas fazem o recolhimento de seus produtos descartados pelos consumidores.

São os casos de:

  • Dell: Agende o recolhimento em todo o país pelo por este site;
  • Epson: recolhe somente cartuchos, garrafas e fitas matriciais por este site;
  • HP: Cartuchos podem ser descartados em lojas Kalunga e Saraiva em todo o País. Demais equipamentos, entrar em contato pelo telefone 0800 710 2025. Demais informações, neste site;
  • Itautec: através de empresa parceira por este site;
  • Le novo: entre em contato com o SAC pelo telefone 0800-885-0500 para saber o ponto de entrega mais próximo ou pelo e-mail reciclar@lenovo.com;
  • LG: seleciona o seu estado neste site e encontre o ponto de coleta e reciclagem mais próximo;
  • Motorola: A lista dos pontos de recebimento do programa ECOMOTO de baterias, celulares, equipamentos e até embalagens pode ser encontrada neste site;
  • Sony: Possui programa na América do Sul, mas Brasil não indica lista de locais autorizados para se fazer o descarte;
  • Samsung: Eletrônicos e cartuchos são retiradas em casa com agendamento através deste site;
  • Positivo: Busque os postos de coleta mais próximos com o SAC pelo número 4002-6440 (São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília) e 0800-6447500 (outros locais). Ou pelo e-mail recicle@positivo.com.br.

Além disso, todas as operadoras de celular fazem recolhimento de baterias e aparelhos de celulares e smartphones descartados.

Doações

Para o caso do equipamento ainda estar funcionando de forma adequada, a doação fará com que ele ainda seja útil para alguém que não tenha condições de conseguir um.

e-lixo promovido pela black friday

Uma simples mudança de layout pode defasar uma linha inteira de produtos com poucos anos de uso ainda em funcionamento.

Pode-se buscar a:

  • CDI – Comitê para democratização da Informática: ONG dedicada a inclusão digital de pessoas carentes, presidiários, indígenas e ribeirinhos. Fundada em 1995, já atendeu mais 1,5Mi de pessoas em 13 países. Para doar entre em contato pelo e-mail doacao@cdisaopaulo.org.br ou pelos telefones (21) 2558-5695 e (11) 3666-0911, ramal 23;
  • CEDIR – Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática : É uma departamento da prefeitura do campus da USP, no campus São Paulo, onde, em um galpão de 450m², é feito o recolhimento de eletrônicos e celulares com o intuito de remontar e reutilizar estes equipamentos para serem usados por entidades carentes parceiras da universidade. Para enviar os equipamentos é necessário abrir um chamado no help desk do Centro de Computação e Eletrônica da USP pelos números (11) 3091-6454/6455/6456;
  • CRC’s – Centro de recondicionamento de computadores: Iniciativa federal do Ministério das Comunicações. Os equipamentos são recondicionados e reutilizados em projetos educacionais de jovens carentes. Mais informações pelo telefone (61) 2027-6389 ou e-mail ci@comunicacoes.gov.br;
  • CERTEC – Centro de Reciclagem Tecnológica: Atua em Florianópolis. Computadores são remontados e direcionados para laboratórios, e aulas de informática, cidadania e inclusão digital. Mais informações neste site.

Descarte doméstico e reciclagem

Empresas especializadas em receber o e-lixo da sociedade ou de empresas, recebem o material gratuitamente, conforme sua capacidade de processamento e reciclagem do e-lixo.

  • Coopermiti: Trata-se de uma cooperativa especializada em recolhimento e reciclagem de e-lixo, em São Paulo. Sua capacidade é de 100 toneladas ao mês. Recebe material da sociedade e de empresas. Possui pontos de coleta que podem ser localizados através do site ou pelo telefone: (11) 3091-6400;
  • E-Cycle: Reciclam todo tipo de lixo doméstico, inclusive e-lixo. Entre em contato pelo site e descubra o ponto mais próximo de recebimento;
  • Elixo: Atua somente em Londrina com e-lixo. Entre no site e verifique o ponto mais próximo de entrega do seu e-lixo.

Descarte profissional

Este caso se destina a empresas que produzem constantemente e-lixo devido seu ramo de negócios. Daí elas pagam para empresas especializadas fazerem o recolhimento e reciclagem.

Sobre quem escreve

Colunista

39 anos, Engenheiro Mecatrônico, Uber Partner e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec São Paulo. Curto esportes, games, internet, animais e meus amigos.

Posts Relacionados