Entrevista: Neco Ribeiro Gerente de RH da L3

Entrevista: Neco Ribeiro Gerente de RH da L3
Entrevista: Neco Ribeiro Gerente de RH da L3

Valdemir Roberto Neco Ribeiro ou apenas Neco como seus companheiros o chama. Neco é gerente de RH da L3 CRM, uma empresa com uma visão diferente das outras.

Conheça no vídeo abaixo, um pouco da empresa e a Academia de férias da L3.

CtrlZeta – Quem é o grupo L3?

Neco Ribeiro – “L3 é um grupo que na verdade de irmãos, o nome já diz L3. L3 vem de 3 irmãos Leandro, Leonardo e Loturno. Leopoldo não faz mais parte do grupo hoje em dia, por acaso do nome dos três ficou L3.

É uma empresa de consultoria de CRM, nós fazemos todo o processo e nós temos três empresas no grupo: A L3 CRM (Customer Relationship Management) que cuida da parte corporativa;

A SEM (Student Relationship Management) é a parte educacional, são as empresas que trabalham com educação, então nós temos como cliente a Laureate que tem a Faculdade FMU, temos outra cliente da parte educacional que é a UNINTER e temos também “L3 treinamentos” que é uma parte de consultoria para treinamentos de qualquer área e também temos o Hunter que a gente manda candidatos, nós temos um pipeline muito bom de RH e a gente manda candidatos para nosso cliente e parceiros, a gente costuma sempre dar bons resultados porque a gente tem um clivo bem alto na hora de contratar, por esse motivo nossos  candidatos e as pessoas que a gente contrata sempre são pessoas muito boas, o pessoal fala “queria um funcionário que nem você” “eu quero contratar um funcionário que nem o Anezio”. As pessoas vêm e falam “como contrato um cara desse? ” Bom, dai tem que fazer nosso sistema de recrutamento e seleção e a gente vende isso as vezes. “

CtrlZeta – Qual o diferencial da L3?

Neco Ribeiro – “ O diferencial nosso é que nós fazemos tudo, por isso que nós nos consideramos a elite da CRM, nós fazemos desde o mapeamento funcional, do que a empresa precisa, leva para dentro da empresa fazemos o desenvolvimento da ferramenta, levamos de volta no cliente implementamos e implantamos o sistema, depois a gente ainda gasta o porte, o CRM completo. Como falei na palestra tem muitas empresas que só fazem uma parte do CRM, ou só implementa, ou só desenvolve, ou só dá suporte e a gente faz tudo, por isso temos um diferencial total, nenhuma empresa no Brasil faz tudo o que a gente faz em CRM. Por isso somos considerados a Elite. ”

CtrlZeta – Como está o mercado nessa área?

Neco Ribeiro – “ Esse mercado é novo, quer dizer, novo entre aspas, mas é um mercado que está muito aquecido, por que o Brasil hoje está vivendo um momento de crise, sempre esteve em crise o Brasil. Nesse momento é que as pessoas precisam vender mais, então as empresas falam: “preciso achar uma maneira de vender” é onde entra o CRM, que é uma maneira de manter clientes, de conquistar novos clientes, inclusive essa é nossa missão, o nosso slogan, “conquistar e manter cliente”, o que a gente faz é isso, é melhorar a condição da empresa, ter cliente, isso é muito bacana, é fundamental, por isso o mercado fica aquecido, na crise estamos sempre crescendo, diferente de outros ramos que falam: “Não consigo vender” não vende por que? Não tem uma ferramenta que vai ajudar o outro a vender, e nossa ferramenta ajuda o outro a vender, é bem legal. ”

CtrlZeta – O que é a Academia de férias CRM e como ela funciona?

Neco Ribeiro – “É onde você vai aprender a utilizar aquela ferramenta, a Microsoft que é nossa parceira, ela dá para gente ferramentas e matérias para desenvolver nosso pessoal, então a gente dá curso sobre CRM para nosso pessoal. E surgiu uma vontade de formar não só funcionários mais pessoas de fora, e começamos a fazer parcerias com uma faculdade ali, outra aqui, faculdade da tecnologia da informação, que não são federais, que nem a FATEC. Começamos a fazer essa academia e começou a dar certo, começou a chamar as empresas parceiras ou até mesmo concorrentes nossos, para contratar esse pessoal que sai formado da academia, com conhecimento muito grande em CRM. E ele aprende também aprende sobre carreira, sobre coisas da vida dele, como vocação, como se portar em uma entrevista de emprego, como tratar a carreira dele, essas coisas são fundamentais para ser um bom profissional então damos tudo isso na academia. No final a gente tem uma prova, que chamamos de TCC, eles entregam para gente esse TCC e irão apresentar isso à uma bancada, que terá diretos da L3 e as vezes alguns parceiro e clientes, que queira contratar essas pessoas. “

CtrlZeta – Quais são os requisitos para participar da Academia?

Neco Ribeiro – “Para participar basta a pessoa está cursando ou já ter cursado uma faculdade, o pré-requisito é esse, e de qualquer área por isso eu tenho pessoas trabalhando em CRM que é a Vanessa que trabalha na FATEC, ela fez nutrição uma área totalmente diferente de TI (tecnologia da informação), ela se dá muito bem, aprendeu como funciona, aprendeu o que é CRM e faz isso com uma desenvoltura fantástica. “

CtrlZeta – Como acontece a preleção para a Academia? 

Tem 100 vagas na academia, a gente manda pergunta através do sistema do CRM, mandamos as perguntas para os candidatos, eles vão responder e terá uma seleção de conhecimento, as pessoas que forem melhores nas respostas serão os 100 escolhidos para entrar na academia, o restante tenta de novo no próximo ano, janeiro ou julho, onde tem a seleção. “

CtrlZeta – Como funciona a certificação da L3?

Neco Ribeiro – “Nós damos um certificado da própria L3, que ele está apito a trabalhar com CRM. Você vai com o certificado valido no mercado, quando ele vai pôr no curriculum, “eu fiz um curso de CRM eu sou desenvolvedor, eu sou consultor funcional, sou uma pessoa que trabalha com suporte, mas eu tenho conhecimento CRM”, isso é um diferencial fantástico no mercado. “

CtrlZeta – Qual o perfil profissional que a L3 procura?

Neco Ribeiro – “ Procura comportamento, aqueles quinze é o fundamental, se a pessoa não traz o bom comportamento que tem em casa, jamais será um bom profissional, por que para lidar com gente é preciso ter um bom comportamento, falar com pessoas, é fundamental a pessoa ter bons comportamentos, isso é o mais avaliado, técnica a pessoa aprende, tudo a gente consegue aprender, só o comportamento que não. “

Anézio Fidalgo

Ah! Eu sou esse cara da foto ai, e falar de mim? Não curto, deixa você tirar suas próprias conclusões! Bora viver a vida!