Entrevista: Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br, Centro Web do NIC.BR

Alunos e professores do curso de Sistemas para Internet da FATEC prestigiaram o lançamento do Centro de Estudos de Tecnologias Web que ocorreu em 25 de Março.  Confira a entrevista cedida por Vagner Diniz (gerente do CEWEB), por Ana Carolina Gracioso.

Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br, Centro Web do NIC.BR
Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br, Centro Web do NIC.BR

Ctrl Zeta: O que motivou a criação do Centro de Estudos de Tecnologias Web?

Diniz: O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) foi criado como um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) para viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas. Portanto é um centro de estudos, colaboração e participação.

Ctrl Zeta: No site do CEWEB diz que o mesmo nasce inspirado pelos princípios e projetos já desenvolvidos pelo Escritório Brasileiro do W3C (World Wide Web Consortium), com a missão de promover atividades que estimulem o uso de tecnologias abertas e padronizadas na Web. Que tipo de prejuízos a não utilização de tecnologias abertas e padronizadas traz para a Web?

Diniz: Os padrões abertos são internacionalmente aceitos e debatidos em organizações que acolhem todos os interessados no desenvolvimento da Web e possibilitam a independência de fornecedores e de tecnologias ditas proprietárias. A Web corre o risco de se configurar como um espaço de disputas, de fechamentos em serviços corporativos e inacessíveis e de invasão da privacidade. O lançamento do Ceweb é também um convite à reflexão para que alcancemos consensos em torno de princípios e diretrizes para mantermos a Web como uma plataforma aberta e universal. A Web de todos requer um debate de todos.

Ctrl Zeta: Que políticas e ações vocês pretendem desenvolver para atingir os objetivos do CEWEB?

Diniz: Para atender demandas específicas com relação ao desenvolvimento da Web, o Ceweb irá:
Fomentar a inovação na Web
Estimular o seu melhor uso
Mostrar o potencial da Web a diversos segmentos da sociedade e
Contribuir para a sua evoluçã

Ctrl Zeta: Dentre essas ações, existe alguma específica voltada para os estudantes da área? E se sim, como as Instituições de Ensino Superior podem colaborar com as mesmas?

Diniz: As instituições de ensino superior bem como seus professores e pesquisadores poderão participar dos grupos de trabalhos que serão criados para discutir temas específicos da Web ou juntar-se a projetos de experimentos com tecnologias Web.

Ctrl Zeta: Quais são os resultados esperados com a criação do CEWEB a curto, médio e longo prazo?

Diniz: Os resultados do Centro serão consolidados em plataformas, cursos, estudos, recomendações e publicações. Os mecanismos para alcançar esses resultados são acordos de cooperação, espaços presenciais e virtuais de discussão e colaboração permanente. No lançamento já foi anunciado a disponibilização de um estudo e um curso online. Diversos outros produtos já estão em elaboração pela equipe do Centro e em parceria com diversas outras organizações. Esperamos que no longo prazo tenhamos uma comunidade Web ativa, articulada e colaborativa.

Anézio Fidalgo

Ah! Eu sou esse cara da foto ai, e falar de mim? Não curto, deixa você tirar suas próprias conclusões! Bora viver a vida!