Você já imaginou um local no qual você tenha acesso a máquinas de última geração, tecnologias digitais para criação de projetos, objetos, protótipos, produção de outras máquinas e realizar experimentos sem depender da escala industrial?

Com o FabLab tudo isso agora é possível.

E, se eu disser que você poderia ter acesso a tudo isso sem pagar nada para realizar essas e outras atividades voltadas à fabricação digital?

Logo fablab

FabLab (Foto: DIVULGAÇÃO)

É isso mesmo que você acabou de ler, um FabLab ou laboratório de fabricação é uma oficina pessoal de fabricação digital.

O Centro nasceu nos Estados Unidos e já está presente em mais de 60 países com quase 450 laboratórios. No Brasil, atualmente existem duas unidades, a primeira na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU/USP) e a segunda na Bela Vista, centro de São Paulo. Qualquer pessoa poderá frequentar os laboratórios e participar gratuitamente após a inscrição no site do projeto. Mas, se você pretende desenvolver um projeto próprio, existe um custo para a utilização de todos os equipamentos.

FabLab – detalhes e sua história

O FabLab é um projeto do MIT (Massachusetts Institute of Technology – Instituto de Tecnologia de Massachusetts) iniciado pelo professor Neil Gershenfeld e fazer parte de um projeto dessa magnitude significa compartilhar ferramentas e processos em comum, construindo assim, uma rede global conectada em torno da pesquisa e inovação.

Os laboratórios são compostos por máquinas de fabricação digital, ferramentas eletrônicas e softwares desenvolvidos por pesquisadores do CBA-MIT. Porém, mais importante que as tecnologias utilizadas, são as pessoas envolvidas nos projetos e que constituem o FabLab: o diretor, o Fab Manager (gerente), os Gurus (técnicos em máquinas, softwares, processos) e a comunidade que o utiliza.

fablabbrasil-fablab-ctrl-zeta

Laboratório FabLab (Foto: DIVULGAÇÃO)

Não somos uma franquia. Somos um movimento que cresce espontaneamente e que quer democratizar o acesso às novas tecnologias de fabricação, incentivar o conhecimento aberto, o empreendedorismo e o espírito ‘mão na massa’. Para isso, compartilhamos os mesmos fundamentos e processos, atuando localmente para colaborar globalmente.                                                                                                                                                                                                                                                                        FabLab Brasil Network

Ao fazer parte da FabLab Brasil Network você recebe um selo e um certificado, tendo acesso a uma série de vantagens exclusivas.

Sobre quem escreve

Carlos Eduardo, 23 anos,técnico em Gestão Empresarial, estudante de Sistemas para Internet - FATEC-Carapicuíba, gosta de se aventurar no mundo do Design e um apaixonado por cinema, jogos e poker.

Posts Relacionados

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado