FATEC Solidariedade

FATEC Solidariedade

Quem iria imaginar que as ideias de projetos sociais das aulas do Professor Renato Fava Martelli fossem se tornar algo tão grande e comovente como está sendo o Fatec Solidariedade.

O que é o FATEC Solidariedade?

Famoso por sugerir trabalhos voluntários, não só para a composição das notas dos alunos, mas também para que eles aprendam a realizar trabalhos em equipe, em mais um início de semestre o professor Renato sugeriu aos seus alunos da Fatec Carapicuíba mais um trabalho voluntário.

O objetivo é fazer com que os alunos ajudem uma instituição de caridade e consigam trabalhar de forma a aprenderem na prática o que é gerenciar uma equipe. Depois de algumas pesquisas de campo e de ouvir sugestões do professor, que além de conhecer bem a cidade, já realizou trabalhos voluntários com outras turmas, a instituição de caridade escolhida pelos alunos neste semestre foi a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Carapicuíba.

O que é a APAE?

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma entidade social sem fins lucrativos, que busca promover a qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência. Na instituição são atendidas pessoas de diversas idades, desde crianças até adultos. Muitas vezes, a comunidade próxima a sede ou até mesmo grupos de alunos procuram eles para realizarem doações ou até mesmo trabalhos voluntários.

Sobre o planejamento e organização

De início e como principais organizadores do projeto, os alunos do 3º Ciclo de Logística fizeram visitas à sede da APAE em Carapicuíba e realizaram um levantamento do que a instituição mais necessitava e como os alunos poderiam ajudá-la.

Após conversas e mais conversas entre os alunos da sala, ficou decidido que o trabalho seria feito por meio de arrecadação de roupas, alimentos e fraldas. Os alunos decidiram também criar jogos com o intuito de realizar a integração de todos os alunos da faculdade dentro do projeto, incentivando os mesmos a também fazerem suas doações.

Novos alunos se ofereceram para ajudar na organização, os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e também de Jogos Digitais, por exemplo, como já sabiam o tipo de jogos que as suas turmas gostavam, contribuíram com ideias e ajudaram na organização. Assim, alunos que mal se conheciam, por uma boa causa passaram a trabalhar juntos para fazer o bem.

Sobre os eventos

Surge então o 1º Torneio de Futebol da Fatec Solidariedade (TFFS), o campeonato de Counter-Strike (jogo de tiro em primeira pessoa multiplayer que tem como objetivo derrotar a equipe adversária) e o campeonato de Magic (jogo de cartas de estratégias baseado em personagens fictícios). As inscrições para estes eventos foram realizadas por meio de doação de alimentos.

Os campeonatos foram realizados nos últimos finais de semanas de dezembro. O Counter Strike e o Futebol foram realizados em um laboratório e no campo da Fatec, respectivamente. E o campeonato de Magic foi realizado na loja Tyne Cards Games (loja parceira do projeto que disponibilizou o espaço).

A repercussão

Ainda sem saber a repercussão que um projeto como este iria provocar, cada vez mais a turma de alunos foi aumentando, sendo possível perceber a participação, direta ou indireta, de alunos de praticamente todos os cursos da Fatec Carapicuíba. Todos buscando participar de alguma forma do projeto: apoiando, divulgando nas salas de aulas, entregando panfletos, divulgando nas redes sociais, realizando doações, fazendo visitas na instituição ou participando das equipes de organização dos eventos.

O Fatec Solidariedade tomou proporções enormes, chamando a atenção de alunos de outras unidades da Fatec que entraram em contato perguntando quando os eventos seriam realizados em seus campus; e chamando a atenção também de pessoas de fora da faculdade que demonstraram interesse em participar dos jogos (infelizmente tivemos que autorizar somente a participação de alunos para os jogos).

Problemas como dificuldade de liberação de laboratório para o Counter Strike e até mesmo marcação das linhas no campo de futebol da Fatec foram resolvidos com conversas entre alunos, professores, coordenação e direção, que perceberam que trabalhar em conjunto para fazer o bem é a forma de trabalho mais solidária que existe.

O impacto do projeto para os alunos

Assim, chegamos ao fim de mais um sábado (03/12/2016), cansados de tanto carregar e descarregar caixas com roupas, alimentos e fraldas nos carros para realizar a entrega na sede da APAE, mas felizes de saber que estamos fazendo a coisa certa e que tudo isso não foi feito apenas para passar em uma matéria de Gestão de Equipes.

Todos os alunos que se esforçaram e se dedicaram tanto para criar um projeto como este, souberam mostrar em diversos momentos como trabalhar em equipe e, muito melhor, criaram um projeto que provavelmente terá continuidade com eles mesmos ou com novos alunos no próximo semestre, para que, cada vez mais as pessoas se sensibilizem, participem e ajudem em ações como esta.

Como diz o propósito do projeto, este é um trabalho que visa encorajar as próximas turmas a realizarem ações com instituições de caridade do município e que, com as técnicas aprendidas dentro da Fatec, realizem um trabalho de aprendizado e enriquecimento humano, em parceria com todo o corpo docente.

A entrega das doações

Por problemas financeiros a APAE não tem mais atendimentos aos sábados, por isto as doações foram deixadas na sede com um responsável e serão entregues para as famílias durante a semana.

Notas: infelizmente durante a entrega das doações na APAE de Carapicuíba, ficamos sabendo que a instituição está sendo fechada por problemas judiciais e financeiros, e já em Janeiro de 2017 a mesma não estará mais em funcionamento. Provavelmente outra instituição de caridade irá ficar responsável por ajudar as famílias. Sabendo qual a instituição irá ajudar estas famílias, a organização do Fatec Solidariedade buscará manter o contato para saber a situação das famílias e até mesmo se organizar para que a próxima edição do evento continue ajudando as mesmas.

Abaixo segue alguns links sobre a instituição e o projeto:

Facebook APAE: https://pt-br.facebook.com/apae.carapicuiba.3

Site APAE: http://www.apaedecarapicuiba.org.br/

Loja Tyne Cards Games: https://www.facebook.com/tynecardsgames/

Site Fatec Solidariedade: http://fatec-solidariedade.webnode.com/

Sobre quem escreve

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba

Posts Relacionados

Uma Resposta

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado