O jogo Coritiba x Atlético Paranaense, ou mais conhecido como Atletiba no mundo futebolístico, tinha tudo para ser um jogo histórico e uma revolução nas transmissões esportivas do Brasil, até a Federação Paranaense de Futebol se pronunciar.

Em jogo que seria válido pela 5ª rodada do Campeonato Paranaense, os dois clubes se uniram para realizar uma transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube.

Federação Paranaense de Futebol

Tudo seguiu o protocolo, torcida dos dois times lotando o estádio, jogadores e árbitros em campo prontos para começarem o jogo.

A Federação Paranaense de Futebol

Quando a Federação Paranaense de Futebol avisou que o jogo não iria começar enquanto a transmissão não fosse cancelada.

Durante muito tempo ficou um confusão entre membros das diretorias dos dois clubes e membros da FPF negociaram sobre o início do jogo, chegaram a discutir sobre contratos e regulamentos da competição na beira do campo para saber se seria possível a realização do jogo.

Pela primeira vez na história dos dois clubes, eles realizaram uma parceria para que o jogo seja transmitido pela internet gratuitamente para todo o público.

Só que a Federação Paranaense pediu a saída das pessoas que estavam gravando, alegando que os profissionais não tinham credenciais para estarem lá dentro.

Federação Paranaense de FutebolApós os dois times voltarem ao vestiário e depois aos gramados,  além de muito debate entre os envolvidos na organização do jogo, as diretorias dos dois clubes decidiram por não jogarem.

As torcidas dos dois times não pararam de apoiar os seus clubes de coração, com a decisão de cancelamento, os jogadores dos dois times foram ao meio do campo juntos e de mãos dadas para agradecerem aos torcedores, que aplaudiram e começaram xingamentos contra a Federação Paranaense de Futebol.

Em nota oficial divulgado por Atlético Paranaense e Coritiba, os clubes lamentam o prejuízo causado ao futebol e aos torcedores.

Rompimento de Contrato com a Televisão

Tudo isso ocorreu pois na última semana os dois clubes não venderam os direitos de transmissão dos jogos para a Rede Globo de Televisão.

No último ano os dois clubes já haviam se pronunciado que não renovariam contrato com a Globo para o Campeonato Brasileiro a partir de 2019 e agora também pelo campeonato estadual.

Insatisfeitos com os valores proposto para as transmissões ao vivo na televisão, os clubes acharam injusto que os torcedores percam um dos maiores clássicos do Brasil, nisso surgiu a ideia de transmitir o jogo pela internet, onde que no Brasil é uma novidade, em outros países já é normal.

Transmissão Inédita, mas somente aqui no Brasil

Federação Paranaense de FutebolOnde no Brasil é uma ideia inovadora, em outros países as próprias federações estão com parcerias com as redes sociais para a transmissão online e gratuita.

O Facebook fez parceria com a La Liga para que as transmissões sejam realizadas ao vivo, para mostrar o poder de transmissão de sua plataforma de vídeos.

Já o Twitter pagou cerca de 10 milhões de dólares para a NFL (Liga Nacional de Futebol Americano) no último ano para transmitir os jogos online, a fim de atrair novos usuários.

No cenário esportivo brasileiro, Atlético Paranaense e Coritiba são os primeiros clubes a tomarem esta decisão inédita de ter 100% do jogo transmitido somente pela internet.

Ponta Pé Inicial?

Como todos nós sabemos muitos esportistas utilizam suas redes sociais para mostrar um pouco da sua vida pessoal e profissional.

Muitos clubes também vem utilizando o Instagram para transmissões ao vivo em treinamentos ou entrevistas coletivas do seus jogadores, mas o jogos?

Somente na televisão, muitas vezes ainda temos que pagar TV a cabo se quisermos assistir.

Sempre gostei de futebol e sempre estive presente nos estádios, mas nos últimos anos os valores dos ingressos vem crescendo muito, e pior, muitos jogos são transmitidos somente por canais pagos.

A internet no mundo e até mesmo no Brasil vem crescendo muito e porque não utiliz

ar isso? Redes Sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e o Youtube vem melhorando cada vez mais suas plataformas para receber transmissões ao vivo.

Uma bela iniciativa dos dois clubes, o youtube vem crescendo muito nos últimos anos e todos nós sabemos que com essas transmissões o público que assiste aos jogos podem aumentar cada vez mais.

E para quem acha que os clubes irão perder dinheiro em não renovar contratos com grandes emissores, eles poderão utilizar as transmissões para gerar renda de patrocínio com novos parceiros, já que agora todo o dinheiro de transmissão será destinada a eles e não mais a empresa contratante.

Este jogo foi cancelado, mas abriu um espaço para que os demais clubes realizem jogos com esse tipo de transmissão, será que as grandes emissoras irão perder espaço para as redes sociais?

Assista agora no vídeo a transmissão que foi realizada pelo youtube e veja toda a repercussão que aconteceu:

Sobre quem escreve

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba

Posts Relacionados

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado