Algumas técnicas que podem auxiliar o seu ecommerce

O ecommerce no Brasil é um mercado em expansão. Ano após ano inúmeros fatores – como a crescimento de brasileiros que possuem acesso à internet e a equipamentos mobiles – fizeram com que um novo público não só se conectasse, mas também se tornasse futuro comprador ou empreendedor digital.

Ecommerce
Nos últimos meses, com o índice de desemprego alto, pessoas estão se arriscando como empreendedores digitais, mesmo que não possuam competências com logística para web, com marketing digital, dentre outras habilidades relacionadas a este mercado lucrativo em expansão.
Segundo o site e-bit – empresa de informações sobre o varejo eletrônico nacional – os números do “e-commerce brasileiro fecharam o ano de 2016 com um faturamento de R$ 44,4 bilhões e um crescimento nominal de 7,4% em comparação ao ano anterior”.

Ferramentas que auxiliam seu ecommerce

Uma das ferramentas mais eficazes de análise técnica de páginas é o Google Analytics. Usada por diversas empresas atualmente, ele oferece funções como, por exemplo, análise das páginas mais acessadas, quando e durante quanto tempo o usuário interagiu, além de ter acesso a muitas outras análises técnicas. Isso traz a reação do público com relação ao seu e-commerce à tona.

Seu público-alvo

Existe uma técnica chamada Behavorial Targeting. Ela é a ferramenta que empresas como Saraiva, Submarino estão apostando ultimamente e tem como objetivo desenvolver e disseminar propagandas personalizadas ao público-alvo. Exemplo: quando a Saraiva publica no Instagram uma promoção de livros para jovens com fotos de youtubers famosos do momento, ela utiliza esta ferramenta para que sua marca se aproxime do público alvo dela. “Isso é uma espécie de DNA do seu comprador, que identifica o comportamento de consumo de seus usuários, mesmo que eles não estejam interessados”.

Precificação

Precificação é a determinação do verdadeiro valor de compra de um produto e seu frete. Isso é algo que leva em conta o sucesso de seu e-commerce e a possibilidade do consumidor ficar com o seu produto em vez de ficar com o produto da concorrência.
“Com ferramentas de precificação é possível acompanhar em tempo real as informações dos seus produtos e do produto dos seus concorrentes publicadas nos sites comparadores de preço”.

Referências:

KOTLER, P. ; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J.; GREMLER, D. D. Marketing de Serviços: A Empresa com Foco no Cliente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

ALBERTIN, A. ;ALBERTO,Comércio Eletrônico: Modelo, Aspecto e Contribuições de sua aplicação. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2004.