O Festival Guia dos Quadrinhos ocorreu nos dias 14 e 15 de abril no club Homs, localizado na Avenida Paulista. O evento é um dos mais importantes do circuito Geek/Nerd do Brasil. Ele da espaço às editoras, jornalistas, artistas e fãs, num espaço onde quadrinhos são o principal assunto. Além disso, o evento é aberto a discussões, debates, troca de ideias, e claro, adquirir novos exemplares.

Na edição de 2018, o evento comemorou os 25 anos da Vertigo, o selo da DC Comics. Também mostrou um pouco da sua trajetória, lançado em 1993 e popularizou títulos como:

  • Sandman,
  • Monstro do Pantano,
  • Hellbrazer,
  • Os Invisíveis e
  • Transmetropolitan.

Livro em Homenagem aos 25 anos da Vertigo.

Contou com o lançamento do livro Vertigo: Além do Limiar, homenageando o aniversário do selo da editora.

Organização do Festival Guia dos Quadrinhos

O evento foi organizado por Edson Diogo, criador do site Guia dos Quadrinhos, o maior banco de dados e acervo de capas de gibis publicados no Brasil. O livro reúne 25 autores, entre roteiristas , jornalistas e editores para prestar homenagens para este selo que encantou, emocionou, aterrorizou e acabou revolucionando o mundo dos quadrinhos.

Entrevistas

Ainda conta com entrevistas exclusivas com a criadora e editora da linha Vertigo, Karen Berger; do roteirista de HellBlazzer e Nação Fora da Lei, Jamie Delano; e do roteirista de Shade: o Homem-Mutavel e Homem Animal, Peter Milligan.

Atrações

O Mercado de Pulgas, uma das atrações mais tradicionais do evento, trouxe aos visitantes um acervo de milhares de HQs e colecionáveis raros e novos. E também de tanto publicações nacionais e internacionais, um prato cheio para os colecionadores mais fanáticos.

O Festival abriu as portas para artistas e trouxe novos e grandes nomes do cenário nacional dos quadrinhos, dentre eles: Felipe Folgosi, Klebs Júnior, Daniel Esteves entre outros. O público teve a oportunidade de conversar, conhecer e adquirir artes, sketches e quadrinhos diretamente dos autores. Podemos destacar as revistas e antologias como Pátria Armada de Klebs Júnior, Fraúzio de Marcatti e outras antologias de Fantasia e de Terror.

O Festival Guia dos Quadrinhos trouxe uma inovação nesta edição: O Museu Abril de Quadrinhos Disney. Nele os visitantes interagiram, através de Realidade Virtual, com o acervo de publicações e curiosidades dos personagens mais famosos da Disney.

Foram realizados debates, palestras, concursos de Cosplay, Quizes e sessões de autógrafos.

O artista homenageado desse ano foi Octávio Carrielo, que esteve presente nos dois dias do evento e contou com uma mostra de alguns de seus originais.

O Festival Guia dos Quadrinhos é um evento marcante: o espírito caloroso de todos os envolvidos é refletido no evento, artistas, convidados estão abertos para conversar e interagir com o público. Todos os visitantes tem acesso irrestrito e isso mostra que a paixão por quadrinhos não cria barreiras, revelando um lado esquecido por muitos, de se divertir com quem gosta de quadrinhos, de se divertir com quem tá conhecendo quadrinhos, seja família, amigos e desconhecidos.

Acesse:

http://www.guiadosquadrinhos.com/

Compre o Livro Vertigo: Além do Limiar no link abaixo:

https://www.catarse.me/vertigo_alemdolimiar