Ford e Artemisia anunciam Startups que receberão investimento

Após a Ford Fund Lab anunciar no ano passado a criação de uma iniciativa de aceleração de startups voltadas a criação de soluções em mobilidade, a Ford e a Artemisia anunciam as três startups que receberão o investimento, durante a Campus Party deste ano.

Com o tema de sustentabilidade em alta, as duas empresas resolveram apostar em Inovação e Mobilidade para selecionarem as startups que irão dar apoio.

Mobilidade é uma das pautas que vem sendo discutidas no Brasil nos últimos anos, e depois que aplicativos como Uber e 99Táxi surgiram, esse tema ganhou ainda mais destaque.

Mesmo assim, poucas soluções eficientes estão sendo desenvolvidas e poucas empresas se interessam em investir em startups que se propõem a resolver esse cenário.

Foi assim que uma das maiores montadoras do mundo resolveu criar um projeto para apoiar essas pequenas empresas, a fim de solucionar problemas e impactar socialmente o país.

Pode parecer estranho uma montadora de veículos querer investir em iniciativas que utilizam o transporte, mas segundo responsáveis pela Ford Fund, eles não se consideram mais como apenas uma montadora, mas sim uma empresa de soluções de mobilidade.

Foi aí que a Ford e a Artemisia, organização de fomento de negócios de impacto social, se juntaram para criar o programa “Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade”.

Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade

O programa tem como objetivo apoiar três startups que estejam dentro dos padrões estabelecidos pelas duas empresas.

Houveram cerca de 150 startups inscritas no programa para que apenas as três melhores recebessem o investimento de U$$ 6,6 mil (cerca de R$ 20,9 mil). O valor pode ser baixo para um investimento do tipo, mas ter um parceiro como a Ford, é para poucos.

Durante o andamento do programa, cerca de 20 empreendimentos foram selecionados para 5 semanas de mentoria com os profissionais da montadora, empreendedores e parceiros.

Depois da etapa de aceleração, foram escolhidas as três empresas que mais se destacaram para receber um capital inicial, para que assim elas consigam dar continuidade no projeto.

Após a Ford Fund Lab anunciar no ano passado a criação de uma iniciativa de aceleradora de startups voltadas a criação de soluções em mobilidade, a Ford e a Artemisia anunciam as três startups que receberão o investimento, durante a Campus Party deste ano.

Quais foram as Startups escolhidas?

As três startups que foram escolhidas para receberem o investimento foram a Garatéa, a OnBoardMobility e a Ubra.

Após a Ford Fund Lab anunciar no ano passado a criação de uma iniciativa de aceleradora de startups voltadas a criação de soluções em mobilidade, a Ford e a Artemisia anunciam as três startups que receberão o investimento, durante a Campus Party deste ano.A Garatéa oferece um serviço de emergência complementar ao SAMU, para que as pessoas com problemas de saúde não sejam mais prejudicadas pela demora da ambulância. Pelo aplicativo é possível acionar profissionais da saúde para atendimentos de primeiros socorros antes da ambulância.

Já a OnBoardMobility utiliza um chatbox no messenger do Facebook para que o cliente faça a recarga do seu Bilhete Único, sendo assim, a ideia é que a experiência do usuário do transporte público melhore. Segundo os criadores, eles pensam em colocar outros cartões para recarga e outras funcionalidades.

Para solucionar a ausência de aplicativos de transporte em periferias de São Paulo, foi criada a Ubra, uma startup voltada ao transporte em áreas carentes da capital paulista. Atualmente eles já possuem cerca de 60 carros na Brasilândia e mais de 400 na lista de espera.

Ficou interessado nas ideias?

Para saber mais sobre os projetos e ficar atento para a próxima edição do programa, acesse o site do Ford Fund Lab.

 

Revisado por: Romário Sergio

Caio Lourenço

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba