Ford oferece experiência de realidade aumentada com Boné Alerta na Campus Party 2018

A Ford está novamente como uma das principais empresas patrocinadoras da Campus Party, e neste ano eles trouxeram a mais recente inovação, o boné de realidade aumentada.

Através de uma parceria entre a Ford Caminhões e o Facebook, foi desenvolvido um projeto inédito com a tecnologia de realidade aumentada, que permite experimentar o Boné Alerta.

O Boné Alerta é um dispositivo inteligente, equipado com sensores que fazem o monitoramento de sinais de sonolência dos motoristas de caminhões para a prevenção de acidentes.

Novidade anunciada na Campus Party

A novidade foi anunciada nesta 11ª edição da Campus Party Brasil, em São Paulo, onde foi possível para os visitantes testar o acessório durante a feira.

Para fazer a experiência, os visitantes deveriam primeiro curtir a página oficial da Ford Caminhões no Facebook e acessar por meio do celular.

Depois de ter feito isso, era só entrar no Facebook Stories, ativar a câmera na barra de cima do celular e, na sequência, a “varinha mágica”. No cantor inferior, o visitante selecionava a ferramenta de máscaras e o ícone do Boné Alerta.

A câmera faz o mapeamento do rosto e aplica o boné utilizando a realidade virtual, com isso é possível o usuário movimentar a cabeça como se estivesse usando o boné para verificar como ele funciona.

Também foi possível que os visitantes gravassem vídeos e tirassem fotos usando o boné para compartilhar com os amigos.

A Ford está novamente como uma das principais empresas patrocinadoras da Campus Party 2018, e neste ano eles trouxeram a mais recente inovação, o boné de realidade aumentada.

O que é Realidade Aumentada?

É uma tecnologia – um pouco recente, aliás – que foi desenvolvida com o intuito de unir o mundo real com o mundo virtual.

A realidade aumentada funciona através da utilização de marcadores, uma webcam ou um celular, no qual é inserido objetos virtuais em ambientes físicos e mostrado ao usuário em tempo real com softwares especializados.

Esse software processa a imagem que está sendo captada pela câmera e identifica a posição do marcador (símbolo), em seguida o software disponibiliza o objeto virtual com base nessa posição.

Em breve irei realizar um post explicando melhor como funciona essa tecnologia e mostrar como está o crescimento desse mercado no Brasil.

Qual a previsão de lançamento do Boné Alerta?A Ford está novamente como uma das principais empresas patrocinadoras da Campus Party 2018, e neste ano eles trouxeram a mais recente inovação, o boné de realidade aumentada.

Segundo responsáveis por apresentar o produto, o lançamento depende de uma série de fatores e aprovações de órgãos de segurança.

Ainda em fase de protótipo, o Boné Alerta não tem prazo para ser concluído, e para que chegue ao mercado logo, a Ford está disposta a realizar parcerias com empresas para o desenvolvimento da tecnologia.

O Boné Alerta foi desenvolvido para aumentar a segurança nas estradas, avisando o motorista quando é a hora de realizar uma parada de descanso.

De acordo com Guilherme Teles, gerente de Marketing da Ford Caminhões: “O Boné Alerta é um acessório criativo e, com essa tecnologia, está sendo mostrado de uma maneira igualmente inovadora”.

Lembrando que a Ford é a primeira empresa fora do segmento de filmes a utilizar recursos do Facebook Stories para oferecer essa experiência inédita aos seus seguidores.

 

Revisado por: Romário Sergio

Caio Lourenço

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba