O mundo inteiro está engatinhando nessa nova tecnologia. No FÓRUM BLOCKMASTERS 2018, foram mostrados vários embriões, tantos internacionais como nacionais! Antes de começarmos a falar como foi, um agradecimento especial ao pessoal da Bancryp, que possibilitou a minha ida ao evento(ainda vamos falar desse projeto).

Resumão geral

Já deixo logo de cara que eu, humilde colunista escritor deste post, sou um mero intusiasta da tecnologia e não tenho tanta bagagem para sair julgando por aí. Dito isso, vamos prosseguir.

Quanto aos stands, fiquei um tanto quanto decepcionado pelo tanto de exchanges (corretoras de criptomoedas) que estavam lá. Isso se deve muito ao cenário de tecnologia nacional, pois não estamos tão avançados como Suíça, Coreia do Sul ou outros países mais tech friendly. Então, por enquanto, essas empresas vão tomar um pouco mais de espaço do que outras. Mas, ainda assim, outros projetos tiveram seu espaço lá. Vamos ver um pouco deles:

Bancryp

Como menção de honra, não só pelo convite, mas pelo andamento do projeto, devo parabenizá-los por serem um dos poucos que estavam com o produto pronto e de amostra. Bancryp nada mais é do que um banco que, além de ser totalmente digital(salve roxinho!), também trabalha com criptomoedas! Eles trouxeram uma solução que todo banco precisa ter e, em adição, trouxeram suas maquininhas para os lojistas presentes em todas as barraquinhas de comida do Fórum! Além do uso de cartão, eles também contam com um bracelete para pagamentos NFC.
Link do site: https://bancryp.com
Convite para se cadastrar gratuitamente: https://tokens.bancryp.com/register

OPEY

Outra solução de banco apresentado foi o OPEY, do grupo Citar Tech, do qual o BitCambio faz parte. Vindo apenas com a ideia e sem muita presença em sites ou redes sociais, foi apresentado um cartão de crédito pré-pago que utiliza criptomoedas. A Opey está com planos futuros de se tornar um banco completo! Vamos ficar de olho enquanto o projeto cresce.
Link do site: https://opey.com.br

Reputy

No momento apenas presente no papel, Reputy é como um sistema de contratação que, através de um algoritmo, faz o encontro do contratante com o candidato. Tal ação é feita a partir dos contatos do telefone, Facebook, Twitter, Linkedin e outras diversas redes sociais.
Por enquanto, podemos acompanhá-los pelo site: https://reputy.io

OriginalMy

Apesar de não ter um stand tão presente, a OriginalMy teve o papel de gerenciar o credenciamento dos palestrantes do evento com a sua plataforma inovadora. A partir da blockchain, qualquer documento/contrato pode ser oficializado/autenticado de forma 100% digital, sem a necessidade de ir ao cartório e é feita através de uma assinatura única. Isso pode parecer até loucura para algumas pessoas, mas é totalmente real e a plataforma já está rodando. Já foram autenticados desde certidões de nascimento até casamento homoafetivo! Um projeto 100% nacional.
Link do site: https://originalmy.com
Aproveite e ganhe uns tokens para utilizar na plataforma: https://wn.nr/WVfh7m

Certisign

Empresa do mesmo ramo, a Certisign vem trazendo uma solução um pouco mais coorporativa e profissional. O seu foco é em CNPJ e OAB, e apresentam produtos digitais e mais robustos. Já teve como case de sucesso empresas como: SENAI, Leroy Merlin, Porto Seguros e muitas outras.
Link do site: https://www.certisign.com.br

Atlas Quantum

Algumas polêmicas ocorreram neste ano com a empresa Atlas. Ainda assim, ela continuou ativa e teve uma grande presença no Fórum. Com algoritmos exclusivos, a start up faz Arbitragem Automatizada com seus bitcoins. Vem superando muitos investimentos tradicionais e, no dia do evento, lançou seu mais novo gift card de bitcoin!

Exchanges

Como dito anteriormente, diversas exchanges (corretoras de criptomoedas) fizeram parte do fórum. Para não passar em branco, confira a lista:

Posso ter esquecido ou não reparado em alguma outra exchange, mas esses foram os mais interessantes. A IBM foi outra com grande participação no evento, apesar do stand não ter muito destaque. Na parte das palestras, infelizmente, não consegui ver muitas. Mas daquelas que eu vi, foram palestrantes de excelente qualidade e com ótimas pautas e respostas às dúvidas da plateia. Essa comunidade está crescendo, e as empresas de tecnologia que não arriscarem dar uma chance para o Blockchain vão ficar para trás!
Ano que vem tem mais Fórum Blockmasters. Até lá, muitos desses projetos crescerão, então, espero todos lá!

Gostou do post? Tem alguma crítica/sugestão? Chama a gente lá no Twitter ou Facebook.

About The Author

Related Posts