Fotolog chega ao seu fim

O Fotolog foi uma plataforma de compartilhamento de fotos e um dos grandes percursores das redes sociais atuais, também foi uma grande febre logo após seu lançamento. É difícil algum brasileiro na faixa dos 25 anos não ter conhecido o site.

Fotolog (Foto: DIVULGAÇÃO)
Fotolog (Foto: DIVULGAÇÃO)

Foi lançado em maio de 2002 por Scott Heiferman nos Estados Unidos. A empresa que chegou a custar mais de US$12 bilhões e se tornar o 20º site mais acessado do mundo foi vendida para o grupo francês Hi-Media Group em 2007.

Mensagem de despedida de Marimoon no seu Fotolog (Foto: fotolog.com/marimoon)
Mensagem de despedida de Marimoon no seu Fotolog (Foto: fotolog.com/marimoon)

No Brasil estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas eram usuários desta rede.

Um dos usuários que ficou mais conhecido foi com certeza a Marimoon. Com seus cabelos coloridos e seu jeito irreverente, esta paulistana fez um sucesso enorme na Internet, sendo considerada uma das primeiras web celebridades do país. O sucesso foi tanto que ela foi convidada pela MTV Brasil para fazer uma série chamada Vidalog, e logo depois ganhou seu próprio programa: o Scrap MTV.

Fim do Fotolog

Já havia muito tempo que o Fotolog perdia cada vez mais membros e dava sinais de que seu fim estava se aproximando. Principalmente com o lançamento do Instagram. E após diversos bugs no sistema e falta de manutenção foi anunciado o seu fim definitivo.

Em seu site está um comunicado escrito em três línguas diferentes – espanhol, inglês e francês -, que informa aos usuários a sua data de fechamento e que a notícia seja espalhada para outros usuários caso eles queiram recuperar suas informações.

Comunicado Fotolog (Foto: fotolog.com.br)
Comunicado (Foto: fotolog.com.br)

Nossa equipe traduziu o comunicado:

Estimados membros, informamos que o Fotolog estará inacessível de forma permanente nas próximas semanas.
O objetivo desta comunicação é que poderá recuperar todos os seus dados e informações o antes possível e, em qualquer caso, antes do dia 20 de fevereiro de 2016.
Esperamos que possa continuar com seus blogs e compartilhar suas fotos em outras plataformas.
Por favor, façam circular essa informação a todos os demais membros da comunidade.

Agora só nos resta a lembrança!

Mas e você? Você possuía um perfil no Fotolog? O que você mais se lembra dessa rede?

Priscila Anjos

23 anos, estudante de Sistemas para Internet na Fatec Carapicuíba e apaixonada pelo mundo da tecnologia.