O que era apenas uma notícia sobre como funcionariam os planos de dados da Internet banda larga da Vivo, virou completa insatisfação e revolta. A Vivo passará a ter limite de franquia de dados seguindo o mesmo modelo de outras operadoras de telecomunicação que já praticavam essa limitação de dados para internet fixa desde 2004.

A Internet aqui no Brasil oferecida pelas principais operadoras já não é uma das melhores, e a relação dos usuários com essas empresas não é algo em que possamos nos orgulhar, mas pelo menos tínhamos acesso livre a qualquer serviço de internet limitados a velocidade contratada.

Como falado em um outro post sobre a franquia de dados, algumas operadoras como Claro, Vivo e NET apoiam a limitação de dados e os usuários que ultrapassam a sua franquia tem sua velocidade reduzida, para os usuários Vivo poderão ter sua velocidade reduzida ou cortada, independente de qual operadora você utiliza em sua casa, se você é usuário pouco ativo na Internet ou não vive  sem ela. Mas afinal quem vive?

Saiba o que muda na sua vida com essa limitação de dados:

Atualmente temos acesso ilimitado a diversos tipos de serviço na Internet, limitados apenas à velocidade e ao plano contratado por cada operadora, fazemos uso ilimitado ao Youtube, Netflix, navegação pela internet, download de filmes, músicas, jogos, ouvir músicas via streaming pelo Spotify ou Apple Music, compra e download de jogos através da PSN, XBOX Live, Origin ou Steam, redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat para citar os mais famosos, além de mensageiros como  Whatsapp, e é claro o nosso grande Wi-Fi liberado para família e amigos.

Com a franquia de dados tudo muda, teremos uma quantidade limitada de tráfego na internet e se você pratica pelo menos uma das atividades do parágrafo acima você terá que pagar por uma franquia de dados mais robusta. Para se ter uma ideia o Adrenaline fez alguns testes de uso da internet com base em 3 diferentes perfis:

Perfil de uso leve: 4 horas de navegação na web e um episódio de Netflix por dia.

(1.600 MB navegação cotidiana + 1.100 MB de Netflix) x 30 = 78 GB por mês
Perfil de uso intermediário: 4 horas de navegação web, 1 hora de Youtube e um episódio de Netflix por dia. Dois games baixados por mês

(1.600 MB navegação cotidiana + 1200 MB Youtube + 1100 MB Netflix) x 30 + 40 GB = 157 GB
Perfil de uso avançado: 8 horas de navegação web, 2 horas de Youtube, dois episódios de Netflix e oito jogos baixados por mês.

(3.200 MB de navegação cotidiana + 2.400 MB + 2.200 MB) x 30 + 160 GB = 394 GB

 

Planos de dados com franquia

Os valores de Internet Fixa franqueada de algumas operadoras atualmente,  a TIM é a única operadora que não possuí franquia em seus planos e não pretende aderir a esse tipo de cobrança, atualmente é vista como melhor opção pela equipe Ctrl Zeta.

 FranquiaFranquiaFranquia

Franquia

Um ABSURDO não é!?

Com a franquia de dados você não fará a mesmas coisas que sempre fez na Internet se não pagar mais por isso. Uma alternativa é a TIM única operadora que não aceitou aderir a franquia, acreditamos que o motivo de não aderir a esse tipo de cobrança é que a TIM não oferece pacotes de TV e não é afetada pela quantidade de usuários que preferem a Netflix que oferece um serviço de qualidade e a preço justo, então esqueça as desculpas dadas por todas elas sobre o motivo da franquia de dados, pois apenas querem boicotar um serviço melhor e mais barato que o delas.

About The Author

Carlos Eduardo, 23 anos,técnico em Gestão Empresarial, estudante de Sistemas para Internet - FATEC-Carapicuíba, gosta de se aventurar no mundo do Design e um apaixonado por cinema, jogos e poker.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.