Controle seus dados móveis com Datally da Google!

Datally é um aplicativo que te auxilia no controle de dados móveis que outros aplicativos usam… Confundiu um pouco? Calma que a gente explica.

 Guerra contra o plano de dados

 Existem alguns aplicativos que usam seus dados mesmo quando não estão abertos, e outros que você, sinceramente, não precisa gastar seus preciosos dados enquanto está na rua (alô Spotify offline que come uns MBs). Então, como sempre, a Google resolveu isso pra você.

Google se achando
Google se achando

Direto as apresentações, olá Datally

Já adianto que, infelizmente, esse app é exclusivo para android, então vida que segue pessoal da maçã.

Pagina inicial do datally
Pagina inicial do datally

Com o app, você consegue controlar exatamente quais apps podem utilizar sua conexão à internet. O design é bastante intuitivo e bem pensado para que tanto novatos quanto os mais espertinhos utilizem. No início, ele vai te pedir algumas permissões que são necessárias para que tudo nele funcione.

A tela de gerenciar dados é o core do app. Aqui, podemos ver quanto de seus dados foram utilizados por data e por aplicativo, e também mostrar quais apps estão bloqueados para consumo. Assim que você ativa a economia de dados, ele automaticamente bloqueia os apps nessa lista.

Tela para encontrar redes Wifi proximas no Datally
Tela para encontrar redes Wifi proximas no Datally

Outra funcionalidade bacana no Datally é a opção de localizar redes Wi-fi próximas a você, mostrando quais delas são abertas ou fechadas. Ao clicar na rede, ele te dá as rotas para chegar perto da rede e você ainda pode sugerir sua rede conectada para que outras pessoas possam ver.

Datally na prática

Aqui um exemplo básico de como o Datally funciona durante o uso de outros aplicativos: um botão flutuante fica aparecendo no canto da tela e você tem duas opções: Arrastar ele para baixo (fazendo ele sumir), ou clicar para aparecer as configurações do Datally para aquele aplicativo em especifico. Nas configurações você pode:

  • Bloquear ou desbloquear o uso de dados daquele aplicativo,
  • Ver quantos dados do seu pacote ele já utilizou,
  • E opções para ver mais ou cancelar a ação.

Vale a pena?

Para quem não tem essas funcionalidades de forma nativa (como no caso dos celulares da Xiaomi) esse aplicativo é uma mão na roda, ainda mais para mãos de vaca… como eu (cof cof). Após pouco tempo de uso, você já tem uma ótima noção de quais apps é melhor bloquear e quais consomem mais, e assim dar uma maneirada né (TO FALANDO DE VOCÊ FACEBOOK!).

Gostou desse review? Conhece outros aplicativos ótimos que merecem mais destaque? Conte aqui pra gente nos comentários e entre em contato pelo Twitter @ZetaCtrl, onde podemos ter um papo melhor!

Revisado por: Romário Sergio