Aptana como pokemon

Calma, calma, meus amigos. Isso não é um novo Pokémon da série XY, mas o Aptana é uma de muitas IDE’S que você poderá escolher.

Nesta série de post’s falarei sobre as mais populares IDE’S  e ajudá-lo em sua escolha.

Antes de falar sobre esse software tão popular, você sabe o que significa uma IDE?

Integrated Development Environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado), é um software que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvedor.

Aptana, eu escolho você!

Logo AptanaO Aptana é uma IDE para Windows, permite que você desenvolva e teste suas aplicações web utilizando um único ambiente.

O Aptana possui suporte para tecnologias como HTML 5, CSS3, Javascript, Ruby Rails, PHP e Phyton.

Ele possui um assistente e notificações de erros para seu código, suporte para personalização da interface e extensões, além de criar uma lista hierárquica  de propriedades que facilitam a visualização de código.

O Aptana trabalha com diversos protocolos, incluindo FTP, SFTP, FTPS e Capistrano. Com isto, você poderá fazer o upload e download dos arquivos para serem editados automaticamente e sincronizadamente.

Este software é capaz de publicar automaticamente suas aplicações Ruby & Rails para serviços de hospedagem como Heroku e Engine Yard.

Usando o debuger (Depurador) integrado do Aptana,você pode definir pontos de interrupção, inspecionar variáveis e a execução de controle. A integração de Ruby & Rails e depuradores de Javascript irão ajudá-lo a esmagar os bugs.

Vocês poderão acessar rapidamente um terminal de linha de comando para fazer a execução de comandos do sistema operacional e utilitários de linguagem como gem (conjunto de arquivos Ruby reutilizáveis), rake (ferramenta de build em Ruby).

Um dos destaques do Aptana é o seu recurso Intellisense- que mostra gráficos com os principais navegadores que suportam a tag que você está escrevendo em seu código, um recurso interessante devido à variedade de navegadores no mercado.

E se você programa em Java, existe uma versão do Aptana com um plugin do Eclipse, que adiciona um monte de funcionalidades de desenvolvimento web para Eclipse.

Além destas funcionalidades, o Aptana facilita implantações baseadas em git. Com ele, você poderá colocar o código fonte de seus projetos sobre controle do GIT.

Com todos esses recursos, o Aptana é muito útil para o desenvolvimento web, além de open source, é totalmente gratuito.

E você, leitor, já conhecia o Aptana?

Sobre quem escreve

Carlos Eduardo, 23 anos,técnico em Gestão Empresarial, estudante de Sistemas para Internet - FATEC-Carapicuíba, gosta de se aventurar no mundo do Design e um apaixonado por cinema, jogos e poker.

Posts Relacionados