Fala galera! Hoje é dia do segundo post sobre a série IDE’s e vamos falar do “Bulbassaur” das IDE’s, pois ele também é verdinho e muito poderoso. E se você pensou no Dreamweaver você está totalmente correto.

Dreamweaver – História

O Adobe Dreamweaver é o antigo Macromedia Dreamweaver. Não sou tão velho assim, mas eu também comecei quando ele ainda era da Macromedia. Assim, ele é um software voltado para web criado pela Macromedia e adquirido pela Adobe System.

Em seus primórdios, o Dreamweaver era apenas um editor HTML WYSIWYG (What You See Is What You Get) “o que você vê é o que você tem”, ou seja, o Dreamweaver permite trabalhar em modo código ou em modo design, um diferencial em relação ao seu concorrente, que na época era o FrontPage.

Hoje, o Dreamweaver não é apenas um editor HTML. Desde sua primeira versão, o nosso “Bulbassaur” evoluiu, e muito. Adquiriu suporte para diversas tecnologias web, atribuindo a ele o conceito de IDE, podendo integrar outras ferramentas.

DreamBulba-ctrl-zeta

Quem é esse Poké…? ops IDE? Dreamwave

Por que o Dreamweaver?

Por ser um software de propriedade da Adobe ele possui suporte para todos os outros programas do pacote Adobe, facilitando o trabalho de desenvolvimento de um site completo, se tornando uma ferramenta poderosa para modelos visuais, com funcionalidades para desenvolvimento de aplicativos e suporte a edição por código, possibilitando que desenvolvedores de qualquer nível criem sites e aplicativos rapidamente.

Imagens prontas para Web

A nova versão CC possui conexão direta com o banco de imagens Adobe Stock, assim, encontrar uma foto ou imagem perfeita para seu projeto ficou mais fácil. Esse serviço da Adobe oferece 40 milhões de ativos com curadoria e isentos de royalties, e os membros Creative Cloud possuem desconto de 40% no Adobe Stock.

Visualize em qualquer dispositivo

Teste e inspecione sites em vários dispositivos simultaneamente. Digite uma URL curta no navegador de seu dispositivo móvel para visualizar seus sites, com esse recurso você poderá testar seu site em diversos navegadores, evitando erros e bugs nos renderizadores.

Crie sites dinâmicos

Criar sites responsivos que se adaptam dinamicamente a vários tamanhos de tela ficou mais fácil, já que a nova versão possui integração do Bootstrap. Comece do zero, use modelos ou incorpore componentes com essa integraçãoMobile Web - Dreamwave ao Framework mais usado atualmente.

Exporte em lotes PSDs

Poupe tempo, extraindo rapidamente de documentos do Adobe Photoshop imagens otimizadas para web em várias resoluções e formatos. A vantagem de ter múltiplas resoluções de imagens da web é que você poderá otimizar seu site para exibir a melhor imagem de acordo com a resolução do dispositivo no qual ele é visualizado.

Codificação mais rápida

Com novos temas do editor de código, validação de código em tempo real com Linting (suporte a análise do código que verifica possíveis erros) e Autocomplete com suporte ao Emmet (plug-in que permite codificação e geração de código HTML e CSS em alta velocidade), a programação no Dreamweaver nunca foi tão rápida e fácil, segundo a Adobe.

Nova Interface

A nova interface do DreamWeaver também inclui: um novo painel DOM para facilitar a navegação e a edição de elementos de páginas HTML; visualizações em tempo real de cores e imagens na exibição de código; novos fragmentos de códigos dinâmicos para agilizar o desenvolvimento; push automático de arquivos dinâmicos quando você salva e muito mais.

Todas essas funcionalidades fazem do Dreamweaver uma IDE completa, porém, o software não é free e, para obtê-lo, você terá que escolher um plano que mais combina com suas necessidades e orçamento. Mas, por conta de todos os recursos que o programa oferece, vale a pena tê-lo em sua área de trabalho.