Fala galera! Hoje, mais um post da série sobre as IDEs, Sublime eu escolho você, e caso tenha perdido os outros dois posts confira eles nos links -> AptanaDreamweaver.

Sublime Text – Detalhes

Sublime-ctrl-zeta

Imagem/Divulgação Sublime Text

O Sublime é uma IDE de código multiplataforma escrita em linguagem C++ que se destaca bastante das outras devido a sua interface diferenciada que utiliza uma grande diversidade de cores para facilitar a compreensão e construção dos códigos, ao contrário de outras IDEs, que costumam ser mais complicadas para os iniciantes.

Com essa IDE é possível fazer edições em um ambiente mais sofisticado, contando com opções de comandos que facilitam muito o desenvolvimento de aplicações web, além de permitir pesquisar expressões e utilizar marcadores.

Os recursos disponíveis no software garantem economia de tempo em sua codificação por meio de recursos de repetição de ações, programação de tarefas, além da correção de texto enquanto você digita seu código.

 Cena do filme Procurando Nemo - - Sublime Text

Cena do filme Procurando Nemo

Além desses recursos, a IDE salva automaticamente suas últimas modificações, ou seja, você que esquece de salvar até os seus trabalhos no word ou é meio esquecida(o) como a Dori de “Procurando Nemo”, vai gostar e muito desse recurso.

O Sublime inclui recursos como Minimap (pré-visualização de todo o código fonte), no qual você pode selecionar várias partes do código.

Edição multi-panel, pesquisa e substituição com suporte a RegExp (forma concisa e flexível de identificar cadeias de caracteres de interesse).

Auto-completar e correspondência de parênteses, suporte a macros e extensões baseadas em Pythonalém de ser multiplataforma, com versões para MAC, Windows e Linux.

O programa contém ferramentas para trabalhar com diversos tipos de linguagem entre eles C, C++, C#, XML, CSS, HTML, Haskell, Java,PHP, LaTex, Ruby, SQL, JavaScript e Groovy.

Essa IDE possibilita total customização: você poderá modificar menu, barra de ferramentas, atalhos do teclado, dentre outras funcionalidades, facilitando a construção de código no dia a dia.

Atualmente o Sublime se encontra na versão número 2 chamada de Sublime Text II, a qual possui uma versão gratuita e uma versão paga que se diferenciam pouco uma em relação a outra. Também é possível baixar a versão Text III que está em sua versão Beta e já pode ser baixada.

Sobre quem escreve

Carlos Eduardo, 23 anos,técnico em Gestão Empresarial, estudante de Sistemas para Internet - FATEC-Carapicuíba, gosta de se aventurar no mundo do Design e um apaixonado por cinema, jogos e poker.

Posts Relacionados

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado