As Impressoras 3D podem produzir coisas muito interessantes e, claro, não é só por se tratar de uma evolução tecnológica que vai impactar, e muito, no cenário mundial, mas também a relação custo benefício em relação ao resultado/produto que a impressora é capaz de obter, bem como a abrangência que tal invocação traz com sua utilização em áreas como esportiva e, porque não, medicinal que, por sua vez, vem realizando fatos de magnitude suficiente para ficarem marcados na história da humanidade, como a impressão tridimensional de um “crânio”, tratamentos médicos, próteses para amputados e até órgãos.

Impressora 3D

Molde de coração fabricado por uma Impressora 3D (Foto: DIVULGAÇÃO)

Um dos mais novos fatos que a impressora 3D proporcionou, aconteceu em julho deste ano, quando médicos nos EUA realizaram uma operação em bebê recém-nascido com uma cardiopatia congênita. O coração, ainda em fase de desenvolvimento, bombeia, tudo misturado, sangue não oxigenados com o oxigenado. Um defeito nas válvulas era o fator motivador. Contudo, o molde foi um projeto bem sucedido, pois o aparelho foi de suma importância nos procedimentos médicos no ato da cirurgia para que não colocasse em risco mais do que a situação já envolvia.

Outro caso em que a impressora 3D fez toda a diferença na medicina foi na China, onde uma garotinha de apenas 3 anos de idade sofria com uma doença muito grave, hidrocefalia – o acúmulo de líquido cerebral na caixa craniana, que, por sua vez, expande o espaço do crânio, assim gerando pressão no cérebro da pequena Hanhan. Pela primeira vez uma impressora 3D criou um “crânio” artificial, que foi essencial para salvar a vida da criança. Foram 17 horas de cirurgia muito bem sucedida em que a garotinha Hanhan, com muito louvor, teve a parte superior da cabeça impressa tridimensionalmente e implantada cirurgicamente.

SERÁ ESSE O FIM DA FILA DE ESPERA POR TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS?

Não posso afirmar ao certo, mas com certeza podemos ter boas expectativas, principalmente em relação à saúde e à medicina, que num futuro muito próximo a tecnologia ainda vai aperfeiçoar de forma inimaginável.

 

 

Sobre quem escreve

Posts Relacionados

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado