Não é nenhuma novidade ter jogos proibidos ao redor do mundo, mas você realmente sabe quais são eles?

5 – Bully

Jogo Bully

Bully (foto: DIVULGAÇÃO)

Bully (Foto: DIVULGAÇÃO)

O jogo é repleto de violência, bullying, dúvidas da sexualidade e vandalismo. Foi lançado em 2007 pela RockStar.

Na história você é Jimmy, um garoto que foi expulso de várias escolas e que só resta como opção estudar na Bullworth Academy.

Jimmy não tem muitos objetivos no começo, mas ao começar um boato de que ele quer dominar a escola, o bullying contra ele começa e ele não é alguém que ‘deixa tudo quieto’. Ele revida suas agressões e depois disso, resolve fazer jus aos boatos se tornando o ‘dominador do pedaço’.

James "Jimmy" Hopkins (Foto: DIVULGAÇÃO)

James “Jimmy” Hopkins (Foto: DIVULGAÇÃO)

Foi proibido no Brasil em 2008 mediante a uma ordem judicial no Rio Grande do Sul.

Tentaram proibi-lo também nos Estados Unidos, mas o jogo acabou sendo liberado. Foi descrito pela imprensa como um jogo de ‘formato-livre, com foco na construção de uma rede social e de aprendizagem através das aulas, com punições graves para o mau-comportamento’.

No Reino Unido, apesar de não terem conseguido proibi-lo, foi tirado de circulação de todas as lojas da DSG International, uma de suas maiores vendedoras de jogos. Mas mesmo assim, ela vende outros produtos da RockStar, entretanto, com indicação +18.

4 – Duke Nukem 3D

Duke Nukem 3D (foto: http://www.gamefm.com.br/)

Duke Nukem 3D (foto: http://www.gamefm.com.br/)

(Foto: 3drealms.com)

Duke Nukem 3D (Foto: 3drealms.com)

É um jogo criado em janeiro de 1996 pela ‘3D Realms’ de tiro em primeira pessoa.

É ambientado durante uma invasão alienígena no século 21. Segundo a história, os aliens são assassinos que querem dominar a Terra usando a força vital de mulheres para ficarem mais fortes e se procriarem.

Como podem perceber, o jogo é meio maluco, contanto até com a participação de personagens se tornando porcos mutantes.

O jogo é um clássico dos aficionados de games, e não tem tanta violência como a maioria de outros jogos lançado na época, ou até mesmo agora. Então, por que foi proibido?

3drealms.com

Duke Nukem 3D (Foto: 3drealms.com)

Aqui no Brasil, ele foi proibido após uma pessoa de 29 anos, ter matado três pessoas durante uma sessão de “Clube da Luta” em São Paulo. Depois disso, ele citou o jogo em depoimento a polícia, fazendo com que o jogo fosse proibido 4 anos após seu lançamento.

Foi proibido também na Austrália por violência excessiva. Entretanto, foi feita uma nova versão com censuras para que ele pudesse ser comerciado no país em 1997.

3 – Postal

Postal

Postal (Foto: Wikipedia)

Postal (Foto: www.esli-nux.com)

Postal (Foto: www.esli-nux.com)

É um jogo em primeira pessoa lançado em 1997 pela Ripcord Games, mas desenvolvido pela Running with Scissors.

Nessa história você é um homem identificado simplesmente como Postal Dude, o Cara do Postal, que de repente decide matar pessoas. Acreditem o cara é psicótico!

Durante alguns trechos aonde se mostra seu diário, ele cita os ‘alvos’ fáceis de matar.

Postal (Foto: http://zobra.ru/)

Postal (Foto: http://zobra.ru/)

Sem nenhuma razão lógica, ele sai matando qualquer tipo de civil desarmado e também entra em conflito com a polícia e o exercito. A única explicação que foi dada é que ele esta cansado da burrice da humanidade.

O ‘Postal’ foi banido do Brasil e da Austrália por impacto de muita violência. Já o ‘Postal 2’ foi banido da Austrália e da Nova Zelândia pelo mesmo motivo.

Entretanto, sua terceira versão foi lançada em 2011, está liberada.

2 – GTA

GTA (foto: DIVULGAÇÃO)

GTA (foto: DIVULGAÇÃO)

GTA V (Foto: DIVULGAÇÃO)

GTA V (Foto: DIVULGAÇÃO)

Grand Theft Auto ou simplesmente GTA é o segundo jogo da RockStar a entrar na lista. Sua primeira versão foi lançada em outubro de 1997. A franquia já tem 11 jogos e 4 pacotes de expansão, sendo que sua última versão saiu em setembro de 2013.

Em cada história você é um personagem diferente, mas com uma coisa em comum: tentar subir na hierarquia do crime. Os motivos para isso não são iguais para todos, mas a violência para alcançá-los é a mesma.

É considerado um jogo de ação e aventura, contendo também: perseguições policiais, corrida, tiro em terceira pessoa, drogas, assassinatos, incitação sexual, tortura… A lista é grande.

Por esses motivos, mas principalmente pela violência, alguns jogos da franquia foram proibidos na Coréia do Sul e em partes do Japão.

GTA V (Foto: DIVULGAÇÃO)

GTA V (Foto: DIVULGAÇÃO)

Foi banido também da Austrália, mas teve sua proibição revogada. Porém as versões lançadas até março de 2010 foram em parte censuradas no país.

No Brasil somente um dos pacotes de expansão foi proibido, o ‘The Ballad of Gay Tony’, para GTA IV. A alegação para proibição não era por causa da violência ou nada parecido, mas sim por uso indevido de uma das músicas, ‘Bota o dedinho pro auto’, do MC Miltinho de 8 anos. Além disso, o deputado Tiririca, tentou colocar em prática uma proposta de lei que baniria permanentemente os jogos do país.

1 – Manhunt

Manhunt (foto: http://pt-br.manhunt.wikia.com/)

Manhunt (foto: http://pt-br.manhunt.wikia.com/)

Manhunt (hunterninjagames.com)

Manhunt (hunterninjagames.com)

Nosso último jogo da lista de “Jogos Proibidos” também pertence à RockStar. O primeiro jogo foi lançado em novembro de 2003 e o segundo em março de 2008.

Aqui você é James Earl Cash, um prisioneiro no corredor da morte. Ao invés de morrer pela injeção letal, ele desperta com a voz de um homem que se intitula como o “Diretor”, dizendo que era simplesmente um sedativo.

O Diretor faz uma proposta a Cash de liberdade e dinheiro, se ele matasse uma gangue sobre a mira de câmeras de circuito fechado. Ele aceita. Entretanto, o Diretor a cada vez lhe da desafios mais perigosos e sanguinários para que Cash consiga sua liberdade e a liberdade de sua família.

Manhunt ( Foto: gamesradar.com)

Manhunt ( Foto: gamesradar.com)

Quando ele descobre que sua família foi morta, mesmo o Diretor tendo lhe prometido o contrário, ele vai à busca de vingança.

O primeiro jogo da sequencia foi proibido na Alemanha, Austrália, Coréia do Sul e Nova Zelândia por impacto de aula violência.

O segundo jogo foi proibido na Austrália, Coréia do Sul, Irlanda e Nova Zelândia também por impacto de alta violência.

Se surpreendeu com algum? Se sim, eu tenho certeza que a nossa lista de Jogos Estranhamente Proibidos vai te surpreender ainda mais.

Sobre quem escreve

23 anos, estudante de Sistemas para Internet na Fatec Carapicuíba e apaixonada pelo mundo da tecnologia.

Posts Relacionados