Kurupira OS: Conheça o Sistema Operacional criado por brasileiros

O que é o Kurupira OS?

Em dezembro de 2016, um grupo de jovens resolveu se unir para criar um OS (sistema operacional) capaz de ajudar o jovem que está iniciando seus estudos em Segurança da Informação, obtendo suporte pelo próprio sistema.

É comum o jovem, com tanta informação nos dias de hoje, ficar perdido no emaranhado de áreas e subáreas no campo de sistema da informação ou mesmo tecnologia da informação.

Pensando nisso, surgiu a Uname Corporation, empresa responsável pelo desenvolvimento do Kurupira, no qual os donos são os desenvolvedores do OS. O objetivo do Kurupira se caracteriza em alguns tópicos básicos:

  • Instruir e ensinar o usuário;
  • Ser utilizado em universidades como OS principal para ensino de SI;
  • Sistema de CTF para integrar universidades e assim gerar diversão e muito aprendizado entre os estudantes;
  • Ser referência em plataforma no ensino de SI.

Suporte da comunidade e dos desenvolvedores

Hoje, qualquer dúvida a respeito do projeto, críticas construtivas, dicas e até mesmo colaboração podem ser solicitadas ou enviadas por meio do grupo oficial no Telegram. Claro que você também pode entrar em contato por e-mail, página no Facebook e etc.

O grupo do Telegram conta com toda equipe do projeto pronta para sanar qualquer tipo de dúvida— sem falar que os próprios membros do grupo que também utilizam o OS estão de prontidão para ajudar com o que sabem.

O legal de um projeto Open Source é isso: no fim todos ajudam, todos participam, todos desenvolvem.

 

Design leve e intuitivo

Com o propósito de permitir o uso por qualquer pessoa, não deixando para trás usuários com hardwares mais modestos – também focando no ensino – a primeira interface gráfica do Kurupira é o XFCE; em breve os desenvolvedores disponibilizarão versões com KDE e Gnome, e o que mais a comunidade preferir.

Abaixo, algumas screenshots do OS:

 

 

 

Download da ISO e cadastro no site

Se você quiser, o site do Kurupira permite que o usuário receba notícias, atualizações e o que mais for relevante a respeito do projeto direto na sua caixa de e-mail. Basta fazer o cadastro no formulário do site unamecorp.com.br, que fica logo na página inicial.

Para fazer o download acesse esse link

Se você gostou do Kurupira OS e quer saber mais, pode encontrar tudo sobre o projeto nas redes sociais e no site

Site, Facebook, Grupo telegram, Canal no telegram