Mario completa 30 anos com diversos jogos!

Parabéns Mario (Imagem de Divulgação)

Há 30 anos surgia o encanador italiano maluco que faria a cabeça de muitas gerações em seu primeiro game: Super Mario Bros para PC

Os consoles mudaram bastante desde a estréia deste personagem icônico e de seu irmão, donos dos bigodes mais populares no mundo dos games. E bota popularidade nisso! Para se ter uma ideia dessa popularidade, 4 dos 5 melhores games de 2015  para WiiU têm a presença do Mario nas suas capas.

Mas, como depois de tanto tempo Mario e sua turma continuam tão populares? Uma das respostas vem do velho ditado: “em time que está ganhando não se mexe”. E quem explica isso é seu próprio criador, Shigeru Miyamoto que iniciou na Nintendo quando esta era ainda uma empresa de jogos de cartas.

O segredo de Mario: seguir sempre pulando e correndo

Desde seu surgimento em 1985, Miyamoto participa da criação de todas as plataformas de jogos do Mario. Sua missão é manter o núcleo central deles o mesmo até hoje, o que explica sua popularidade ser tão longeva. Segundo palavras de Shigeru à Newsbeat da BBC, “O básico do jogo não mudou muito, na verdade. Mario continua pulando e correndo, e nós acompanhamos a evolução do hardware melhorando o controle sobre os personagens”.

Mesmo se mantendo familiar para as gerações de gamers ao longo do tempo, Mario se mostra sempre na vanguarda das inovações, como por exemplo, se tornou 3D em Mário 64. “Nós sempre buscamos refletir a evolução das plataformas nos jogos ao mesmo tempo que recriamos o jogo com esportes e karts, mas sem fugir da essência do personagem” – diz Miyamoto à Newsbeat.

Mário e sua turma no viciante Mário kart

Mário e sua turma no viciante Mário kart

Here we GO!

Charles Martinet, a voz de Mario desde 1995, também falou à Newsbeat sobre a durabilidade do personagem: “Se você experimentar do primeiro ao último jogo, você perceberá sempre as mesmas características principais: a diversão e a aventura. O principal objetivo do jogo é a alegria, a diversão e a felicidade de quem joga”.

Martinet, ainda, confessa admiração ao personagem que “sempre é otimista e alegre, enfrentando seus desafios com seu ‘here we go’ contagiante.”

Seja você o próximo Mario

Mario foi um dos principais responsáveis por tornar a Nintendo uma das empresas de games mais bem sucedidas do mundo. Desde os primeiros jogos side-scrolling até os jogos de esportes e corridas, a maneira como cada jogo era desenvolvido e como os personagens se ajustavam aos jogos, levava a aceitação do grande público de forma orgânica e inabalável.

Super Mário Maker - tributo aos fãs de Mário

Super Mário Maker – tributo aos fãs de Mário

O último lançamento é quase um tributo à estes leais fãs do encanador italiano. Super Mario Maker, além de comemorar as três décadas de Mario, dá a possibilidade de todos nos tornamos um Shigeru Miyamoto. Agora é possível você editar seu side-scrolling e sair jogando com Mario.

O que virá depois?

Miyamoto, no momento, está mais concentrado no lançamento de Super Mario Maker do que pensando na próxima aventura de Mário. Mas mesmo assim, deixa no ar o que poderá estar por vir: “Novos side-scrolling’s, novos Marios Maker’s… Quem sabe o fim de Mario?”. Diante das incertezas atuais de seu criador, uma coisa permanece – Mario ainda tem muita lenha pra queimar, muita correria pra fazer e muitos “here we go!” pra gritar.

About The Author

Colunista

39 anos, Engenheiro Mecatrônico, Uber Partner e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec São Paulo. Curto esportes, games, internet, animais e meus amigos.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.