Meli IT Women – Compartilhando experiências

MELI IT WOMEN
MELI IT WOMEN Meetupo

No dia  06 de março tivemos a realização da Meetup criada pelo grupo MELI IT WOMEN, cujo objetivo  foi promover o encontro entre mulheres que desejam ingressar no mundo da tecnologia ou que desejam mudar de área.

Mas afinal o que é uma Meetup?

Meetup é um encontro informal em que pessoas conversam de pé, facilitando a circulação e o networking. Esse tipo de encontro é praxe no Vale do Silício, sendo tão comum quanto o famoso happy-hour.

O objetivo desse encontro é reunir pessoas a fim de promover discussões e compartilhar experiências sobre um tema proposto.

E o grupo MELI IT WOMEN???

Sabe aquela frase famosa “Lugar de mulher é onde ela quiser”? Este grupo formado na sua maioria por mulheres que decidiram se reunir a fim de compartilharem experiências, dúvidas e medos tentam através desses encontros mostrar para todas as mulheres que sim “Lugar de mulher é onde ela quiser” inclusive no mundo de tecnologia ainda dominado pelo sexo oposto.

Em muitos momentos do evento “Conheça as carreiras de TI”, eu ouvi frases que me lembraram um pouco o livro da Patricia Lages, cujo título é “Lugar de mulher é onde ela quiser”, frases como “Encontre seu lugar” e “Conquiste seu espaço”.

A primeira frase, trazendo para o contexto do evento, é um conselho para todas as mulheres independente da área. Conhecer o que te impede ou pode te impedir de crescer, quais os desafios que a mulher  vai encontrar no mercado de trabalho foram temas bem explorados no evento, que reuniu mulheres que já trabalham na área de tecnologia, mulheres que desejam trabalhar na área e mulheres que querem milhar para área de tecnologia.

A segunda frase também dita no evento é uma forma de encorajar as mulheres a competir com qualquer pessoa por uma vaga de emprego, saber como ingressar no mercado de trabalho, saber errar e aprender com os erros e, o principal,  ter coragem de mostrar seu conhecimento.

O evento

O evento “Conheça as carreiras de TI” foi divido em 5 partes descritas a seguir, antes é claro tivemos um belo Coffee Break, rs.

Abertura

De início conhecemos um pouco sobre a história do Mercado Livre, como nasceu, cresceu e se tornou esse gigante da América Latina. Se ficou curioso veja nossa matéria sobre a história do Mercado Livre.

Como começar um projeto de TI

Esse tema abordado pela Larissa Ribeiro, cujo objetivo foi passar de uma maneira geral para as participantes do evento como funciona o gerenciamento do projeto, como gerenciar um projeto, quais os riscos de um projeto, como gerenciá-los, quais as diferenças entre um gerente de projetos e um outro de uma área tradicional de uma empresa.

E por vimos um vídeo engraçado e que tem tudo a ver com o tema, acompanhe o vídeo abaixo.

Front-end, que raios é isso?

Tema abordado pela Aline Dias colaboradora do Mercado Livre, que buscou demonstrar como funciona o mercado para quem deseja trabalhar como Front-end, quais as ferramentas utilizadas, tipos de conhecimento, a importância do front-end para as empresas.

Além disto, foi discutido sobre os medos e desafios que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho o que levou a temas bem interessantes como a síndrome do impostor e promoveu uma discussão saudável sobre o tema.

 Onde a mágica acontece

Andréa Carvalho colaboradora do Mercado Livre, falou sobre back-end, segundo ela é onde a mágica acontece, isto é, o back-end é o carinha que dinamiza o site através da programação.

De uma forma comum, supondo que temos um carro, a parte bonita dele como cor, tamanha, designer, rodas e etc são funções do front-end.

Enquanto a parte funcional como o motor que fará o carro se movimentar é de responsabilidade do back-end.

Além dessas explicações, o tema trouxe um belo conselho para todos: tenham um portfólio. Ter um portfólio seja no GitHub ou em qualquer outro lugar é uma forma de mostrar o que você sabe e de dizer “olha eu sei fazer”.

Como o sistema fica disponível para milhares de usuários

Por fim, tivemos a Sabrina Juca, colocando a mão na massa e mostrando como desenvolver um sistema e como disponibilizá-lo na web, tudo explicado de forma simples, porém com grande demonstração de conhecimento.

MELI IT WOMEN: da esquerda para direita Larissa Ribeiro, Sabrina Juca, Andréa Carvalho e Aline Dias.

A Melicidade

A primeira impressão que eu tive foi “Gigante” e depois eu pensei que “FODA!!!!” essas são as palavras para descrever a cidade Mercado Livre, um local que busca encantar pessoas desde funcionários a clientes. O Mercado Livre como empresa é fantástico, eles estão sempre no que eles chamam de β Contínuo, ou seja, estão sempre em busca da perfeição apesar de acreditarem que a perfeição não existe.

O grande recado que para as mulheres de plantão é “Você não está sozinha”, foi isso que aprendi com o grupo MELI IT WOMEN.

MELI IT WOMEN

Jonathan Jorge

Estudante de Analise e Desenvolvimento de Sistemas