Para quem costumaMercado Livre logo comprar, vender ou apenas procurar por produtos e serviços na internet, provavelmente já está habituado com o Mercado Livre. Que tal conhecer está empresa mais a fundo?

O Mercado Livre surgiu de um projeto acadêmico em 1998 e nesta época o Brasil começava a entender o que era a internet. Assim, ter acesso a rede era bem diferente do que estamos acostumados hoje e uma pausa para um café até que a página fosse completamente aberta era possível. Neste mesmo período o comercio eletrônico começava a surgir, trazendo consigo diversas dúvidas, medos, inseguranças e curiosidades, afinal de contas, quase tudo o que é novo causa desconforto e insegurança; nesse caso não foi diferente.

Enquanto o comercio eletrônico começava a dar os primeiros passos, Marcos Galperin – criador do Mercado Livre – tentava fazer com que seu projeto acadêmico da Universidade de Stanford se torna realidade.

O projeto de Galperin era um marketplace, ou seja, um shopping virtual, onde pessoas físicas e jurídicas poderiam anunciar e vender produtos para outras. Apesar das desconfianças por parte das pessoas, o Mercado Livre deu certo e em 1999 o projeto entrou no ar e se tornou em pouco tempo uma potência do comercio eletrônico mundial.

A estreia do Mercado Livre

Em março de 1999, o site carinhosamente chamado pelos seus funcionários de “Meli” começou a sair do papel como o primeiro marketplace da América Latina. O objetivo do fundador do Meli era estruturar uma empresa de tecnologia voltada para comercio eletrônico. Oficialmente a empresa foi lançada no dia 2 de agosto, na Argentina.

Sim, o Mercado Livre é uma empresa criada pelos nossos Hermanos (“rs”), com um escritório montado inicialmente dentro de uma garagem em um bairro de Buenos Aires onde a empresa permanece até hoje.

Dois meses depois eles receberam um aporte financeiro de investidores – banco J.P Morgan e o fundo Hicks, Muse, Tate & First, e pouco tempo depois o site entrou no ar no Brasil; posteriormente lançado no México e no Uruguai, hoje a empresa está presente em 18 países na América Latina e em Portugal.

Líder no comercio eletrônico

O MercadoLivre.com cresceu e hoje é líder de comércio eletrônico na América Latina, com um progresso continuo no número de usuários. A consolidação do comercio eletrônico como um canal acessível, segura e confiável, foram os fatores chaves para o desenvolvimento da empresa, que teve no quarto semestre de 2016, uma alta de 42% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo o mercado brasileiro o maior representante dessa fatia.

O site hoje não é apenas um marketplace; seu crescimento o tornou uma grande companhia, e suas áreas de negócio foram ampliadas para: Mercado Livre Classificados, Mercado Pago, Mercado Livre Publicidade, Mercado Envios e Mercado Shops.

Se você procura uma fonte de renda com vendas, o site é o lugar ideal. Porém, não só isso, caso esteja interessado em adentrar no ambiente de uma empresa desse porte, eles estão com vagas. Corre lá!

Leave a Reply

Your email address will not be published.