Telegram – todos os recursos

O Telegram é um dos melhores mensageiros da atualidade. Com ele é possível realizar diversas tarefas e utilizar diversos recursos disponíveis no aplicativo.

Você usa o Telegram e gostaria de aproveitar melhor suas funcionalidades? Então confira os recursos que estão à sua disposição no app e caso queira saber mais detalhes sobre o mensageiro, leia os postsTelegram vs Whatsapp e Qual é o melhor aplicativo?

Recursos do Telegram

Stickers

Os stickers são como memes, são imagens que podem ser usadas para representar diversos sentimentos. No Telegram, os stickers são figuras históricas bem elaboradas e de boa qualidade gráfica, dentre as opções tem, por exemplo, o Abraham Licon mandando joinha, Bob Marley, Napoleão com cara de bravo, entre outros. É possível baixar stickers de seus amigos ou criar os seus próprios com o comando /stars.

Com o código “@sticker + emoji” (ex: @sticker 😈) é possível pesquisar stickers referentes ao emoji inserido para enviar, visualizar ou salvar em sua biblioteca de stickers.

Telegram

GIFs

Com o código @gif é possível pesquisar e enviar gifs animados para os seus contatos através de um diretório dentro do próprio Telegram. Assim, você não precisará pesquisar no Google e enviar uma imagem estática para brincar com um contato.

Telegram

Papel de Parede

No Telegram é possível personalizar as suas conversas adicionando um papel de parede no plano de fundo para personalizá-lo. Basta clicar no box superior esquerdo, configurações e papel de parede e será possível selecionar papéis de parede já pré definidos ou fotos da galeria do seu celular.

Telegram

Senha de bloqueio

Precisando de mais privacidade com o Telegram? É possível bloquear a visualização de suas mensagens colocando uma proteção de 4 dígitos como bloqueio de tela do próprio app. Para criar uma senha basta acessar o box superior esquerdo, configurações, privacidade e segurança, senha de bloqueio e digitar uma senha de sua escolha.

Telegram

Editor de fotos

Antes de enviar suas fotos é possível realizar a edição delas e trabalhar com algumas propriedades da imagem como sombra, luz, fade, matiz, saturação, calor, contraste, exposição e realce.

Telegram

Player embutido

Ao receber links de sites como Youtube, Vimeo ou  Soundcloud, você pode assistir os vídeos em um player em miniatura, sem sair da conversa.

Mencionar contatos

No Telegram é possível mencionar os contatos por meio do símbolo @ antes do nome do usuário. Ao clicar sobre o nome do usuário o perfil da pessoa será aberto e assim, a sua atenção será chamada, mesmo que ela tenha silenciado as notificações.

Telegram

Hashtag

Assim como no velho conhecido Twitter, o Telegram permite a utilização de para criar seções virtuais nas quais são reagrupadas todas as mensagens referentes a um determinado assunto. Para criar um assunto basta digitar # e em seguida escrever a palavra ou até selecionar uma existente.

Chats secretos

Abrindo o menu do Telegram ou diretamente no perfil de um contato há uma opção para “Novo chat secreto”, esse recurso permite criar diálogos protegidos por criptografia, sem deixar rastros nos servidores do Telegram, além de permitir configurar um timer para auto-destruição.

Telegram

Navegação e busca por links

Caso você esteja procurando por algo específico em uma determinada conversa como um link, por exemplo, o Telegram possui alguns recursos de busca de conteúdo, basta digitar uma palavra no campo de busca e você poderá passar rapidamente por todas as mensagens que possuem a(s) palavra(s).

Bots

Os bots são muito práticos e fáceis de acessar, apenas digite no campo de texto o bot e algumas palavras-chave e pronto, sugestões aparecerão e para enviar é só tocar nelas. Alguns bots que podem ser utilizados são: @vid, @imdb, @bing, @wiki e @bold.

Os bots não leem as suas mensagens, então a privacidade prometida pelo aplicativo se mantém. Como já é costume do Telegram, qualquer desenvolvedor pode utilizar os bots, ou seja, logo veremos outros usos para eles.

Telegram

E você gostou dos recursos do Telegram? Já conhecia todas as funcionalidades?

Carlos Eduardo B. Souza

Carlos Eduardo, 23 anos,técnico em Gestão Empresarial, estudante de Sistemas para Internet - FATEC-Carapicuíba, gosta de se aventurar no mundo do Design e um apaixonado por cinema, jogos e poker.