Modelos Mentais: O que são e por que devemos abandonar muitos deles

Você sabe o que são modelos mentais?

Modelos mentais são mecanismos de pensamento que representam a nossa realidade externa. E com isso, já podemos imaginar o tamanho poder que eles têm sobre nossas ações cotidianas!

Muitos utilizam dos modelos mentais como forma de progredir e alcançar objetivos, mas na verdade esses modelos mentais são chamados por muitos de crenças limitantes.

Para se ter sucesso na carreira e na vida pessoal, temos que deixar de acreditar em alguns modelos mentais.

Quer saber mais? Continue lendo!

Modelos mentais limitantes, como acabar com eles

Modelos mentais errados, mude-os e a forma como você enxerga o mundo também mudará
Modelos mentais errados, mude-os e a forma como você enxerga o mundo também mudará

Um dos exemplos de modelo mental que devemos parar de acreditar para podermos ter sucesso na nossa vida pessoal e profissional, é:

“EU SOU MUITO DIFERENTE PARA ME ADAPTAR”.

Perder a esperança de ser aceito pela sociedade e as pessoas do seu universo, a insegurança e a baixa autoestima são algumas das consequências deste sentimento de exclusão.

Eu sempre digo que as pessoas não devem ter medo de pensar diferente das outras, você deve ter medo é de pensar igual as outras pessoas e descobrir que elas estão todas erradas.

E apesar disso, não se desespere. Existe uma comunidade inteira que está esperando de braços abertos e te aceitarão por mais diferente que você seja!

Já dizia Shakespeare:

“Não é que você seja diferente, mas é que ninguém consegue ser igual a você”.

Pense nisso e vamos trabalhar para destruir esse modelo mental errado.

EU NÃO MEREÇO SER FELIZ

Está aí, mais um modelo mental errado e que sabota qualquer um!

Muitas pessoas acreditam que não merecem ser felizes, seja por se acharem culpadas de algo que fizeram no passado ou por julgarem não ser dignas de receber o perdão de alguém.

Por esse motivo acreditam que são incapazes de ter uma segunda chance de vida melhor com paz e alegrias. Ao meu ver, todos têm o direito de ser feliz, não importa o que digam, a vida é sua e você é quem decide isso!

E esse é mais um modelo mental que merece ser destruído de uma vez por todas!

CHORAR É UMA FRAQUEZA

Não entre nessa tolice de pensamento, não se contamine com essa ideia de que expressar seus sentimentos é um sintoma de fraqueza. É exatamente o contrário. É necessário ter muita coragem para falar e lidar com nossas emoções.

Mais uma vez vou usar Shakespeare:

“Chorar é diminuir a profundidade da dor”

Então não se negue a deixar claro os seus sentimentos para todos os que estiverem à sua volta. Guardar as coisas também faz mal para a saúde!

EU NÃO TENHO TEMPO PARA FAZER NADA QUE EU GOSTO

Este é um modelo mental que os executivos do momento utilizam muitas vezes de muleta no pessoal e no profissional.

Deixe de lado essa desculpa de que você não consegue realizar os seus planos e objetivos por falta de tempo. Quando a gente quer de verdade, arrumamos sempre um tempinho.

Se você parar para prestar atenção à sua volta, reparará que muitas pessoas conseguem fazer várias coisas. E isso não é porque elas têm superpoderes ou coisa do gênero, elas têm apenas: organização e disciplina.

Tenha essas duas palavrinhas na sua mente diariamente que você verá o quão capaz de realizar várias coisas você é!

Eu gosto deste tema pois uso muito nas minhas palestras e cursos. Planeje, organize e execute, somente assim os seus objetivos se tornam realidade.

E o ultimo modelo mental no qual quero orientar você, leitor, é:

OS OUTROS SÃO MELHORES DO QUE EU

Todos nós precisamos acreditar na nossa capacidade e não evitar responsabilidades, senão nunca vamos nos achar capazes de assumi-las.

Vamos em frente sem medo do desconhecido. Encare o que está à sua frente de cabeça erguida. Só assim você será capaz de reconhecer suas próprias capacidades e limitações, além de adquirir um maior autoconhecimento.

Pense nisso e impeça que esses modelos negativos te influenciem a não conhecer a sua melhor versão!

 

Revisado por: Romário Sergio

Neco Ribeiro

Formado em Artes Cênicas, Psicologia e PNL, Palestrante, Consultor, escritor, Coach e artista performático. É professor nas áreas de motivação e vendas no centro de formação do Sindicato dos Bancários do ABC em Santo André, trabalha como Ator performático(free lancer) pela empresa Um, Dois, feijão com arroz (www.umdois.com.br ) desde 1999 fazendo recreação, escultura com balões, telegramas animados, apresentador animado, mestre de cerimônia e performance artística. É gestor de RH na L3 CRM Consultoria(www.l3.com.br). Trabalha como consultor nas áreas de RH e Comercial desde 2008. Escreveu o livro “Ser Positivo” que está em sua segunda edição. E está prestes a terminar o novo livro de nome provisório “SUPERAÇÃO o X da questão”.