A internet como ferramenta de divulgação musical

Há algum tempo que os softwares vêm se tornando uma ferramenta quase que unânime na concepção de músicas e videoclipes, por exemplo, as  músicas passam por diversas fases através deste mecanismo desde o momento de sua criação até a edição instrumental ou vocal que podem ser feitos por programas simples como o Fruity Loops Studio,  inclusive a sua divulgação em muitos momentos  é realizada pelo  YouTube, e com o passar do tempo a evolução destas ferramentas acompanharão o cenário musical.

O crescimento dos Dj’s e dos Beatmakers no Brasil

Com o aumento das exigências feitas pelo público, os artistas tiveram que inovar e buscar novas opções de  lançamentos musicais para atrair a galera. Com isto houve um crescimento considerado de dj’s que passam a produzir instrumentais especialmente para um cantor e não somente para vender para gravadoras ou para artistas independentes na internet.

Muitos cantores possuem dj’s e beatmakers trabalhando em sua equipe de produção, estes são encarregados de criarem novos arranjos ou até mesmo acompanhar em shows.

Os dj’s são muito reconhecidos por suas músicas eletrônicas.

Os beatmakers sempre foram muito reconhecidos fora do Brasil, principalmente nos Estados Unidos, e eles são mais conhecidos por seus trabalhos realizados com o Hip-Hop.

O dj e o beatmaker se assemelham, a diferença é que dentro do Hip-Hop o beatmaker atuará como um produtor musical.

Algumas das ferramentas utilizadas para criação e edição de músicas

A internet como ferramenta de divulgação musical
A internet como ferramenta de divulgação musical

Nos últimos tempos diversas ferramentas vêm surgindo, destaco algumas das mais utilizadas por dj’s, beatmakers e também por produtores musicais.

O Fruity Loops Studio foi citado no início do post sendo uma ferramenta simples que facilita novos usuários aprenderem a criar seus próprios arranjos e editar suas músicas.

Considerado o programa ideal para quem está começando ou quer aprender, o FL Studio possui uma versão gratuita que dá ao usuário  acesso a diversas bibliotecas e funções. Assim com a ajuda de tutoriais ou materiais de criação e edição de música, o usuário poderá ficar craque no assunto.

Já o Pro Tools é uma ferramenta que foi considerada de alto nível na criação e edição de áudio pelo site do TechTudo e foi classificado com nota 10, tanto na interface quanto no seu desempenho.

Disponível para plataforma Windows e Mac, o Pro Tools é considerado por profissionais uma das melhores ferramentas do momento, porém para aqueles usuários que querem usar esta ferramenta apenas para diversão não é muito recomendado, já que as versões pagas são indicadas para os usuários avançados, pois possuem uma interface complicada de ser usada por iniciantes.

No entanto a ferramenta possui uma versão gratuita e diversos materiais de estudo no site da Avid, empresa que mantém o Pro Tools, para aqueles que desejam aprender mais como usar o programa.

Para quem utiliza o FL Studio e o Pro Tools é possível trabalhar com os dois programas em conjunto utilizando a função ReWire que faz a integração dos dois softwares.

Quer saber qual a melhor ferramenta para você neste momento? Acessa o blog Memo Music e lá você encontrará o top 10 dos melhores programas de áudio para editar músicas.

O fim dos CD’s e dos DVD’s

Com a chegada da música e dos videoclipes aos computadores e celulares, o público passou a ter novas possibilidades de acesso a músicas e videoclipes, ou seja, não precisam mais sair de casa para comprar o CD ou DVD daquele seu cantor favorito.

A aceitação do público em relação a sites e plataformas como o Youtube, Spotify e SoundCloud fazem com que os artistas passem a ter uma nova forma de aumentar seu público e interagir com os seus fãs.

Muitos cantores passam a divulgar seu trabalho através de um single antes de lançarem um álbum completo, assim podem contemplar o êxito de seu trabalho antes mesmo do lançamento.

A Era do YouTube e do Spotify

Muitas vezes, após o lançamento de conteúdos gratuitos na internet, os cantores passam a ter uma visão mais esclarecida do trabalho, começando por analisar se compensa ou não a venda em CD físico, já que atualmente os fãs possuem a opção de comprar o CD de forma virtual por algumas plataformas ou até mesmo de realizar o download gratuitamente, quando o artista disponibiliza.

Já o Spotify é uma plataforma de streaming de músicas online disponível em várias versões para web e mobile, e que acabou virando a ferramenta favorita dos artistas para os lançamentos oficiais dos seus álbuns.

A plataforma possui planos diferenciados desde o premium até o gratuito, o usuário pode escolher a melhor opção.

E não são só estas ferramentas que vêm fazendo sucesso no mundo musical, as redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagramjá fazem parte do dia a dia dos artistas, e são os principais meios onde eles compartilham com seus fãs trechos de músicas novas, fotos e gravações de clipes ou até mesmo divulgam sua vida pessoal.

Com o acesso as redes sociais, ficou muito mais fácil das pessoas divulgarem seu trabalho ao público e conquistar fama postando músicas e videos no YouTube, levando em conta que sempre há alguém de olho nestes talentos não é mesmo?.

A divulgação por Redes Sociais

Seja bom ou não, é possível ver todos os dias novos lançamentos de músicas e clipes dos mais diversos estilos nas redes sociais, pois o número de pessoas que compartilham publicações dos artistas crescem a cada dia, e a tendência é esse número crescer cada vez mais.

O número de pessoas gravando vídeos e divulgando seus talentos estão aumentando nas redes sociais e muitos começam gravando vídeos no YouTube cantando covers de artistas famosos, até que alguém se interesse e resolva investir na sua carreira acreditando no seu talento.

Caio Lourenço

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba