Para alguns um alivio, para outros vai deixar saudades. Esse é o fim do reinado de quem, sem dúvida, um dia foi o líder de troca de mensagens instantâneas.

Muitos acham que o MSN já morreu desde o ano passado, quando a Microsoft decidiu encerrar o MSN e utilizar apenas o Skype, porém, na China, o serviço se manteve em operação, porque não era gerido diretamente pela Microsoft, mas por um parceiro local que ainda vinha tentando lutar com unhas e dentes para se manter no mercado de comunicação online, mas não obteve sucesso. Com isso, o tiro de misericórdia foi dado, e os usuários do país começaram a receber o aviso de migração para o Skype essa semana, junto com um voucher de 60 minutos grátis em ligações para incentivar a mudança.

Criptografia

Emotions

Emoticons

O MSN utilizava uma criptografia única em suas mensagens, algo que nem a NSA (Agência Nacional de Segurança) poderia hackear para descriptografar a mensagem, mas isso também acontecia com quem realmente deveria ler a mensagem. Sim, estamos falando dos emoticons, aquelas aberrações que se tornaram populares no mensageiro.

Você tinha que ter muita paciência para interpretar os códigos.

Vírus MSN

Vírus MSN

E, apesar de toda essa criptografia nas mensagem, o danado do MSN era uma beleza para contaminar o seu computador com vírus. Milhões de janelas se abriam, uma atrás da outra, sem que vocês pudesse fazer nada e, no final, o computador travava, e o famoso “dedo off” aparecia.

Mas na vida do mensageiro nem tudo foi trevas, ele proporcionou um incrível call center para diversas empresas que não poderiam bancar a infra-estrutura com telefones e bancadas, então, com apenas uma conta no MSN, ele “atendia” todos os clientes. Na época, o mais comum era ver nos sites: “atendimento personalizado online, nos adicione no MSN”. Isso foi de fundamental importância para essas empresas.

O sucessor

O Skype é o primeiro na linha de sucessão do MSN da família Microsoft. Ele é uma evolução gigantesca na comunicação instantânea, pois possibilita a comunicação por voz diretamente do software, e sem auxilio de nenhuma tecla, como um telefone mesmo.

Alguns outros serviços também permitem que você use voz, porém a usabilidade é medonha devido o processo mais demorado de envio de voz. O Skype é muito mais prático e dinâmico nesse quesito, sem mencionarmos a possibilidade de ligações para telefones físicos (celular e fixo).

Essa é um pouco da história de um dos mensageiros que mais fizeram sucesso no mundo, aqui fica o adeus da nossa equipe.


Deixe nos comentário suas experiências com o MSN. Você vai sentir falta ou ele foi tarde ?

Sobre quem escreve

Colunista

Ah! Eu sou esse cara da foto ai, e falar de mim? Não curto, deixa você tirar suas próprias conclusões! Bora viver a vida!

Posts Relacionados