A partir da próxima semana, entre os dias 26 e 31, começa mais uma edição do festival mais importante do mundo a Campus Party. O evento conta com os principais temas nas áreas de  inovação, criatividade, ciência e entretenimento digital.

Nesse ano a Campus volta a ser realizada no Centro de Exposições Anhembi, após ter sido realizada no São Paulo Expona edição passada.

A temática da Campus Party para 2016 é Feel The Future (Sinta o futurocom a intenção de inspirar e preparar os participantes para os grandes desafios e mudanças que virão nos próximos anos.

A origem da Campus Party

A Campus surgiu em 1997 como uma Festa Lan, algo parecido com os “famosos corujões” (evento que reúne jogadores para jogar alguns jogos em lan-houses de madrugada), criado pela organização espanhola de jovens, EnRED.

Em 1997, Paco Ragageles sugeriu expandir o evento e mudar o seu nome para Ben-Al-Party, pois o evento ocorria na cidade de Benalmádena, na província de Malaga, sul da Espanha.

Em 1999 com a saída da ENRED e o crescimento do evento, Paco Ragageles, Belinda Galiano, Yolanda Rueda, Pablo Antón, Juanma Moreno e Rafa Revert fundaram a E3 Futura, com o objetivo de deixar a tecnologia mais acessível à sociedade.

Dela, surgiu a Futura Networks que organiza e é responsável por promover a Campus Party.

Hoje o evento é promovido em diversos países como Portugal, Espanha, Venezuela, Equador, Chile, Estados Unidos, Colômbia, México e Brasil.

Campus Party no Brasil

No Brasil, a Campus teve seu início em 2008, desde então geeks se tornaram campuseiros, como são conhecidos os participantes do evento que veem e, por uma semana, mostram que os nerds além de muito inteligentes sabem se divertir, e muito.

Barracas na Campus Party

Barracas na Campus Party

A diversão vem acompanhada de internet banda larga com velocidades espetaculares. Na edição de 2016, o evento contará com uma conexão de 40 Gb, além de palestras com nomes em destaque no mercado, computadores com configurações e gabinetes para ninguém botar defeito, workshops, debates, campeonatos de games e é claro, muitas e muitas barracas. Afinal, a Campus também é um evento de camping.

Áreas

O evento é dividido em quatro zonas principais separadas pelos temas encontrados em todas as edições: Inovação, Criatividade, Ciência e Entretenimento Digital. Dentro das zonas, são encontradas algumas áreas onde ocorrem algumas atividades programadas.

A circulação dos campuseiros é livre entre estes espaços. Cada uma das áreas de conteúdos conta com um assessor e uma equipe responsável para organizar palestras, debates, competições, entre outras atividades.

Hoje o evento conta com as seguintes áreas de conteúdos:

Campus Party

Campus Party

Zona Ciência

  • Astronomia e Espaço
  • Modding e Eletrônica
  • Robótica

Zona Criatividade

  • Social Media
  • Design
  • Foto e Vídeo
  • Música

Zona Inovação

  • Desenvolvimento
  • Segurança e Redes
  • Software Livre

Zona Entretenimento Digital

  • Games
  • Simulação

 

E vocês o que esperam para a edição Campus Party 2016?