O futuro da educação foi um dos temas mais debatidos durante a 11º edição da Campus Party Brasil e uma das palestras que mais me chamou atenção sobre o assunto foi o uso da gamificação no aprendizado.O futuro da educação foi um dos temas mais debatidos durante a 11º edição da Campus Party Brasil, e uma das palestras que mais me chamou atenção sobre o assunto, foi o uso da gamificação no aprendizado.

A palestra foi apresentada por Laís Silva, professora do Instituto Superior de Educação Verde Norte, em Mato Verde – Minas Gerais. Laís é graduada em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Viçosa (2015).

Ela fez parte de uma das maiores caravanas que estavam presentes no evento, com alunos e professores de cidades do norte de Minas.

Durante a palestra, a jovem professora conta sobre como os jogos foram criados, o que é gamificação e como tudo isso pode ser utilizado dentro das salas de aula para ajudar no aprendizado.

Mas o que é Gamificação? Isso não é aplicado somente nos jogos virtuais?

Poucas pessoas sabem mas hoje, a gamificação está presente em praticamente tudo em nossa vida (seja no trabalho, na escola ou outros cenários da vida real).

A gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para incentivar pessoas a resolverem problemas e melhorarem o seu aprendizado, criando ações comportamentais em ambientes fora do contexto de jogos.

O futuro da educação foi um dos temas mais debatidos durante a 11º edição da Campus Party Brasil e uma das palestras que mais me chamou atenção sobre o assunto foi o uso da gamificação no aprendizado.

Isso está presente nas nossas vidas através das redes sociais que usamos diariamente, no trabalho quando temos que terminar projetos para sermos recompensados com bonificações, e por aí vai.

Hoje, a recompensa dentro da gamificação é o principal método que as empresas utilizam com seus funcionários para que estes se sintam motivados, felizes e cumpram as suas metas de trabalho.

Basicamente: gamificação é usar as ideias e mecanismos dos jogos para incentivar as pessoas a fazerem algo.

 Mas como isso pode ajudar no aprendizado?

Utilizar a gamificação para ensinar já vem sendo aplicado por diversos professores, mas ainda é muito pouco do que deveria ser aplicado para um método tão útil no ensino.

Com esse método, o professor pode ensinar e ao mesmo tempo aplicar um feedback instantâneo ao aluno sobre o seu aprendizado naquela matéria, além de fazer com que o próprio professor consiga perceber no que melhorar.

O uso da gamificação na educação faz com que os alunos sejam mais comprometidos e disciplinados dentro da sala de aula, pois eles terão objetivos a serem cumpridos durante o período letivo.

Outra vantagem é a promoção da interação dos alunos entre si, fazendo com que eles fiquem motivados a concluírem as suas tarefas com êxito, pois o seu amigo pode estar na frente dele no ranking (e ele nunca irá querer ficar para trás).

Os principais benefícios que a aplicação pode trazer ao aprendizado são:

  • a absorção e retenção de conteúdo,
  • facilidade na transmissão do conhecimento,
  • diversão,
  • diálogo,
  • desafios e
  • muitos outros.

Durante a palestra, a Laís deu detalhes de como funcionam os mecanismos e deu exemplos de como utiliza a gamificação com seus alunos.

Você gostou do assunto e quer saber mais como funciona?

Assista a palestra dela no vídeo abaixo:

 

Revisado por: Romário Sergio