Definição: É um segmento protegido em ambos os lado na rede.

Bem, vamos explicar de uma forma que seja aplicada na prática. Primeiramente, você tem que ser o administrador da rede para que se possa implementar uma DMZ.

Quando trabalhamos em rede, o primordial é pensar em segurança, para que sempre que a informação seja solicitada, ela esteja disponível, íntegra e confiável. Quando um servidor presta seus serviços, é de se esperar que ele esteja disponível sempre que solicitado, porém, ataques para negação de serviço se tornam cada vez mais comuns, e isso causa um prejuízo incalculável para as organizações (existem diversos outros ataques que podem prejudicar a rede, o Ddos é apenas um exemplo).

A mídia destaca ataques feitos por Hackers, de forma que isso só ocorra da rede externa para a interna, ou seja, da internet para a rede local. Porém, em alguns casos, ocorre o contrário.

– Como assim? O ataque vem de dentro?

Sim, e isso é mais comum do que parece. Logicamente estamos falando de grandes corporações, e não da padaria da Judity que ganhou um servidor ontem.

– E a DMZ, fica onde nessa história?

DMZ - Segmento de rede isolado

DMZ – Segmento de rede isolado

É elementar meu caro que, nesses casos você DEVE implantar uma DMZ. Veja o por quê :

Como a Imagem nos mostra, uma DMZ é um segmento isolado na rede. Esse segmento é protegido por dois FIREWALLS, um que protege de ataques internos (Internet) e outro da LAN (rede local).

O conceito de DMZ é complexo, pois as configurações devem ser muito bem ajustadas para que o servidor não deixe de prestar os serviços pelo qual ele é destinado.

Este post não tem o intuito de abordar a implementação de uma DMZ, mas sim mostrar uma visão geral de como ela funciona.

Gostou do conceito? Ficou alguma dúvida? Se interessou pela implementação?

Poste nos comentários abaixo que será um prazer em ajudar =)

Sobre quem escreve

Colunista

Ah! Eu sou esse cara da foto ai, e falar de mim? Não curto, deixa você tirar suas próprias conclusões! Bora viver a vida!

Posts Relacionados