Oscar 2018 – A 90ª Cerimônia do Melhor do Cinema.

A Academia de Artes e Ciência Cinematográficas realizou no ultimo domingo, dia 04 de março de 2018, a 90ª cerimônia de entrega do Oscar, que nesta edição contou com o apresentador/comediante Jimmy Kimmel como mestre de cerimônias. A noite de entrega dos prêmios foi marcada por fortes discursos contra o assédio sexual na indústria, a favor da inclusão, representatividade e principalmente um forte empoderamento feminino.

Abertura

Oscar 2018 - A 90ª Cerimonia do Melhor do Cinema. - Mark Bridge o vencedor da noite!
Mark Bridge, o vencedor da noite!

Não faltou o bom humor. Na abertura da cerimônia, Jimmy Kimmel falou sobre os assédios ocorridos nos últimos anos e não deixou de brincar com a gafe da entrega do Oscar de Melhor Filme da edição passada (até Mark Hammil durante o anuncio do vencedor de Melhor Curta Animado, brincou com o fato, dizendo “Não diga La La Land..”).

Os espectadores foram surpreendidos com anúncios  de prêmios extras, quando Jimmy Kimmel ofereceu um Jet-Ski para quem fizesse o discurso mais curto da noite. O sortudo ganhador com o discurso mais curto da noite foi Mark Bridge, que além de ganhar o Oscar de Melhor Figurino por Trama Fantasma, levou para casa um Jet-Ski.

Musicais

Oscar 2018 - A 90ª Cerimonia do Melhor do Cinema. Viva trouxe a magia ao Oscar.
Viva trouxe a magia ao Oscar.

Os musicais tiveram seu lugar na noite, todas as canções indicadas ao Oscar de Melhor Canção foram apresentadas ao longo de toda a cerimônia, com grande destaque às apresentações de Sufjan Stevens, do Filme Me Chame pelo seu Nome com a música Mystery of Love, e também o extravagante mundo colorido de Viva – A vida é uma Festa, com Gael Garcia Bernal, que trouxe ao palco do Dolby Theater toda a magia e energia da cultura mexicana.

Lanterninhas

Astros e estrelas que estavam no Oscar foram “Lanterninhas por um dia”. Isso mesmo, a ideia partiu do apresentador Jimmy Kimmel, que em certo ponto questionou: “Vocês já perceberam que raramente agradecemos ao público por assistir os filmes? Sem eles, não estaríamos aqui“, e continuou: “Então como forma de agradecimento, juntamos um grupo de fãs que estão neste momento assistindo a um filme em uma sala de cinema. Eles não sabem, mas vamos invadi-la com algumas celebridades“.

Celebridades como Lupita Nyong’o, Gal Gadot, Lin Manuel Miranda, Mark Hamill e Armie Hammer entraram no cinema de surpresa, e utilizaram canhões para dispararem cachorro quente no público, além de entregarem doces e outros lanches.

Inclusão

Frances McDormand, vencedora do Oscar de Melhor Atriz pela atuação em Três Anúncios Para Um Crime, pediu que todas as indicadas da noite se levantassem na plateia.

“Gostaria de pedir a todos os homens da indústria que falassem conosco, não agora na festa, mas nos recebessem em seus escritórios para falar de projetos”[. .]“Eu tenho duas palavras para vocês: inclusion rider”.

Oscar 2018 - A 90ª Cerimonia do Melhor do Cinema. Frances McDormand recebendo o Oscar de Melhor Atriz.
Frances McDormand recebendo o Oscar de Melhor Atriz.

Assim, Frances terminou seu discurso. A expressão é, na verdade, uma cláusula que exige que tanto o elenco quanto a equipe técnica tenham um certo nível de diversidade. Através dela, artistas podem pedir para serem incluídos em seus contratos.

Muitos homens presentes na cerimônia endossaram os protestos contra abusos e assédios sexuais em Hollywood, usando broches escritos Time’s Up. Um dos cineastas a usar o broche foi Guillermo del Toro, vencedor da categoria de Melhor Diretor pelo filme A Forma da Água.

Ao ganhar o Oscar de Melhor Filme, Del Toro disse sobre a importância de “apagar fronteiras”, uma indireta ao presidente norte-americano Donald Trump.

Oscar 2018 - A 90ª Cerimonia do Melhor do Cinema. Gilhermo Del Toro
Gilhermo Del Toro

“Eu sou um imigrante, como Alfonso [Cuarón], Gael [Garcia Bernal] e muitos de vocês. A melhor coisa no nosso setor é poder apagar as linhas, as fronteiras. Muros só vão piorar as coisas”

Guilhermo Del Toro dedicou o prêmio  aos jovens cineastas de todo o mundo.

Destaques

  • “A Forma da Água” ganhou quatro estatuetas. O filme mostra a relação de uma mulher muda e uma criatura misteriosa.
  • “Dunkirk” teve três estatuetas. “O destino de uma nação”, “Viva – A vida é uma festa”, “Blade Runner 2049” e “Três anúncios para um crime” levaram dois.
  • Guillhermo del Toro garantiu a quarta vitória de um diretor mexicano nos últimos cinco anos por “A forma da água”.
  • Gary Oldman foi eleito o Melhor Ator por “O destino de uma nação” e Frances McDormand foi a Melhor Atriz por “Três anúncios para um crime”.
  • A cerimônia teve vários discursos sobre inclusão e representação em Hollywood.
  • “Uma mulher fantástica” se tornou o primeiro filme estrelado por uma pessoa transexual (Daniela Veiga) a levar um Oscar.
  • Com  89 anos, James Ivory se tornou o ganhador mais velho de um Oscar da história, pelo roteiro adaptado de “Me Chame pelo seu Nome”.
  • Jordan Peele se tornou o primeiro negro a ganhar o Oscar de Roteiro Original, por “Corra!”.
  • O diretor de fotografia Roger Deakins, de 68 anos, finalmente saiu da fila ao ganhar seu primeiro Oscar na sua 14ª indicação.
  • Até Kobe Bryant,  famoso jogador de basquete, levou seu Oscar, pelo curta “Dear Basketball”. Ele é roteirista e narrador do filme.

Prêmios do Oscar

Melhor Filme

  • “Dunkirk”
  • “Me chame pelo seu nome”
  • “O destino de uma nação”
  • “Corra!”
  • “Lady Bird – É hora de Voar”
  • “Trama Fantasma”
  • “The Post – A Guerra Secreta”
  • “A Forma da Água”
  • “Três anúncios para um crime”

Henrique Serrão

Desenvolvedor, Desenhista e Escritor nas horas vagas! Apaixonado por literatura, quadrinhos, mangás, animações e cinema clássico.Ouvinte do Chamado de Cthulhu e Futuro Soberano da Latvéria!!