Pare de Reclamar: Uma reflexão sobre o cotidiano

Você é um chato?? Você é um ranzinza??

Tem gente que não percebe que viver reclamando só serve para piorar tudo.

Existem pessoas que vivem para reclamar. Sempre com uma visão negativa, só conseguem ver defeitos, erros, encontrar motivos para reclamar mais de tudo e de todos.

E isso ocorre em todos os âmbitos possíveis, como por exemplo:

Reclamação nas empresas

Pare de reclamar

Funcionários que, em vez de olhar os benefícios que a empresa oferece, vivem reclamando de coisas sem importância e criando um clima de insatisfação para si mesmo e para os outros. Esses colaboradores só reconhecem o que a empresa oferece depois que são dispensados, somente depois do contato com a realidade exterior é que verão que a empresa onde trabalhavam, de fato, era boa, ou pelo menos fazia o que podia.

Existem também os que falam mal dos chefes, dos subordinados, dos colegas de trabalho, da empresa. Essas pessoas, para mim, são doentes. Não podem ser consideradas sãs. Quem vive reclamando, falando mal dos outros, reivindicando dia e noite maiores benefícios precisa ser retreinado para ver o outro lado do mundo, o outro lado das pessoas.

Se você é um desses: Pare de reclamar!

Reclamação nas famílias

Isso também existe muito! Famílias onde há pessoas que vivem reclamando de sua situação atual e daqueles que os rodeiam. Esposa que reclama do esposo e vice-versa. Filhos que reclamam dos pais que “enchem o saco”. Pais que reclamam que os filhos são rebeldes e displicentes. Reclamação em cima de reclamação e nada é feito para resolver.

Você costuma fazer esse tipo de coisa? Se sim: Pare de reclamar!

Reclamação na vizinhança

Sabe aquele vizinho que nunca nada está bom para ele? Aquele que se o vizinho do lado resolve reformar a casa, ele reclama de que faz barulho. Se a vizinha da frente gosta de conversar demais, ele reclama que é uma tagarela. Se o filho do vizinho do outro lado está aprendendo a tocar um instrumento musical, é barulhento.

Se você é desses, pare de reclamar!

É preciso mudar esse quadro! Então, reflita sobre suas ações.

Como você é? Será que você não adquiriu o vício de reclamar de tudo e de todos?

Se você percebeu que é um desses, a dica é: Mude enquanto é tempo!

Seja sincero com sua própria consciência e observe tudo que há de positivo na sua vizinhança, família, empresa, no seu trabalho, em seu chefe, subordinados e colegas de trabalho.

Pare de reclamar! Ser positivo faz bem!

Eu acredito que a positividade faz de você uma pessoa melhor. Pense positivo, faça coisas positivas e terá uma vida melhor.

A reclamação gera desconforto para ambos os lados, para quem reclama acaba sendo visto como chato, e para quem é reclamado acaba por diversas vezes tomando atitude sob pressão e nem sempre é o melhor.

Tudo na vida tem seu momento e a paciência é a melhor virtude para se utilizar nestes momentos.

Então, pense nisso! E pare de reclamar! 😉

 

Revisado por: Romário Sergio

Neco Ribeiro

Formado em Artes Cênicas, Psicologia e PNL, Palestrante, Consultor, escritor, Coach e artista performático. É professor nas áreas de motivação e vendas no centro de formação do Sindicato dos Bancários do ABC em Santo André, trabalha como Ator performático(free lancer) pela empresa Um, Dois, feijão com arroz (www.umdois.com.br ) desde 1999 fazendo recreação, escultura com balões, telegramas animados, apresentador animado, mestre de cerimônia e performance artística. É gestor de RH na L3 CRM Consultoria(www.l3.com.br). Trabalha como consultor nas áreas de RH e Comercial desde 2008. Escreveu o livro “Ser Positivo” que está em sua segunda edição. E está prestes a terminar o novo livro de nome provisório “SUPERAÇÃO o X da questão”.