Power BI – A ferramenta de Business Intelligence da Microsoft

Hoje vou apresentar para vocês um pouco da plataforma de Business Intelligence da Microsoft e que vem ganhando destaque no mundo dos negócios, o Power BI.Hoje vou apresentar para vocês um pouco da plataforma de Business Intelligence da Microsoft e que ganhou destaque no mundo dos negócios: o Power BI.

A Plataforma fez com que a Microsoft se tornasse líder do mercado de Business Intelligence, isto em apenas 2 anos.

Mas você deve estar se perguntando: “Por que a Microsoft se aventurou nesse mercado?”.

Desde 2010, empresas surgiram com novos conceitos para a criação de relatórios na forma dos famosos dashboards. Isso fez com que os grandes projetos de BI perdessem mercado dada a facilidade que elas propunham.

De lá para cá, com a facilidade de criar relatórios de BI com as plataformas da Qlik e da Tableau, o mercado inteiro de Business Intelligence precisou se reinventar, considerando que essas novas ferramentas deixaram as entregas muito mais rápidas e baratas.

Foi então que a Microsoft resolveu se aventurar neste mercado e, em 2016, lançou o Power BI, tendo dominado o mercado desde então.

Na visão da Microsoft, cada usuário do Office pode ter seu próprio BI, seja em casa ou na empresa, sem depender do departamento de TI ou de profissionais altamente capacitados.

No momento, eles possuem mais de 1 bilhão de usuários que utilizam o Office, e o Power BI como um componente do pacote tem grande possibilidade de se tornar uma das ferramentas mais utilizadas por seus usuários.

Agora vamos entender um pouco o que vem a ser o Power BI.

O que é o Power BI?

É um pacote de ferramentas de análise de negócios para a análise de dados, produção e compartilhamento de relatórios no mundo corporativo.

Com a ferramenta, é possível desenvolver dashboards de forma simples e de fácil entendimento para qualquer pessoa. Com ela, os usuários terão ao seu alcance as principais métricas da empresa em um só lugar e atualizadas em tempo real.

Os gráficos dos relatórios são criados de forma intuitiva, com um clique os usuários podem encontrar novos dados e informações complementares.

Atualmente a modelagem dos relatórios podem ser feitas no Power BI Web ou no Power BI Desktop.

Pela fato da versão desktop ter mais funções e ser um pouco mais simples, é a mais utilizada pelos usuários.

Hoje vou apresentar para vocês um pouco da plataforma de Business Intelligence da Microsoft e que vem ganhando destaque no mundo dos negócios, o Power BI.

Com os dashboards criados, é possível publica-los na web, onde os usuários irão acessar através de um link. Esse acesso pode se dar por desktop ou dispositivo móvel.

Centenas de fontes de dados podem ser conectados na plataforma, como planilhas em Excel, SQL Server, Oracle, Google Analytics, Azure, GitHub e diversas outras fontes.

Geralmente eu costumo utilizar planilhas do Excel e também views de bancos de dados. Isso pela facilidade dos fornecedores de sistemas me enviarem estas views.

Quanto custa?

A versão do Power BI Desktop é gratuita e com ela é possível criar os dasboards e modelar os dados. Assim como a versão Pro, também é possível publica-los, mas o seu consumo é bem reduzido.

Já uma licença Pro do Power BI, que possui grande capacidade de publicação, custa apenas US$10,00 ao mês por usuário (isso sem calcular os impostos).

Mesmo sendo uma plataforma nova, o Power BI já possui uma grande comunidade pela web. Na comunidade os usuários ajudam compartilhando ideias para melhorarem a ferramenta.

No próprio site é possível encontrar:

  • uma área de aprendizado sobre a ferramenta,
  • gráficos para download,
  • fórum de dúvidas,
  • modelos de relatórios,
  • e muito mais.

Além dos grupos em Whatsapp e Telegram que a galera ajuda muito em qualquer coisa que você precisar.

Por que o Power BI tem ganhado destaque no mundo dos negócios?

Hoje vou apresentar para vocês um pouco da plataforma de Business Intelligence da Microsoft e que vem ganhando destaque no mundo dos negócios, o Power BI.Alguns anos atrás, a tecnologia era pouco encontrada em pequenas e médias empresas. Hoje podemos encontrar o mercadinho da esquina com um ótimo sistema de vendas e controle de estoque.

Por mais que desconheçamos, existem diversos sistemas de gestão surgindo, seja por meio de consultoria ou próprio desenvolvimento da empresa pequena.

Através destes sistemas de vendas os gestores precisam saber os seus resultados diários, semanais, mensais e até mesmo anuais.

É ai que entra o Power BI, uma ferramenta simples e de fácil integração com diversos tipos de banco de dados. O custo da implantação da ferramenta é muito baixo para os resultados que pode trazer.

As informações que estes relatórios irão gerar, ajudarão donos de pequenas e grandes empresas na tomada de decisão. Se usadas com sabedoria, podem gerar receitas significativas, resultando no crescimento da empresa.

A Microsoft criou uma plataforma em que o custo de um projeto de BI é reduzido drasticamente. Esta foi uma sacada de mestre, pois além de agradar o público, traz novas empresas para trabalharem com suas ferramentas.

O texto ficou um pouco grande mesmo eu querendo realizar apenas uma apresentação da plataforma. Hoje eu trabalho com BI e utilizo o Power BI, então vou trazer aqui muitos tutoriais de como utiliza-lo.

Caio Lourenço

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba