Modi e Zuckerberg na sede do Facebook

Nerendra Modi recebido por Zuckerberg na sede do Facebook – fonte: livemint.com – AP

Primeiro Ministro da Índia, Nerendra Modi, é recebido pelo CEO Mark Zuckerberg na sede do Facebook, em Menlo Park/CA, para uma conversa amistosa entre duas pessoas que cresceram muito em suas vidas.

Fonte: Reuters Technology, BBC News

Zuckerberg mediou a conferência que foi transmitida ao vivo via streaming e recebeu a participação de mais de 1200 pessoas que enviaram perguntas ao Sr. Modi, além de 46.000 comentários, sendo vários com criticas ao seu governo.

Apesar da importância do encontro de tais figuras, a transmissão buscou expor mais o lado pessoal do primeiro ministro e da influência da Índia e do oriente na vida do jovem executivo.

Destaque ao lado pessoal

Foram discutidos assuntos já conhecidos como a participação da mídia digital no cenário político mundial, até desconhecidos pela maioria com a origem pobre do Premier Indiano se emocionou ao relembrar sua infância humilde:

“Eu vim de uma família muito pobre… Nós íamos às casas de nossos vizinhos próximos para fazer tarefas desde lavar pratos a levar água em tachos para suas casas. Daí pra se ter uma ideia da dificuldade que nossa mãe passou para poder criar seus filhos” – disse o Premier Indiano.

modi no facebook

Lembrança de origem humilde fez o premier indiano se emocionar – fonte: ibnlive.com

Zuckerberg abriu a sessão revelando sua experiência ao visitar a Índia, numa época em que os negócios não caminhavam muito bem. A visita seria indicação de seu mentor à época, Steve Jobs, que sugeriu que ele visitasse um templo específico em sua jornada espiritual.

“Aquela viagem me fez abrir minha mente e permitiu que eu reafirmasse a missão do Facebbok de conectar bilhões de pessoas em todo o mundo” – declarou Zuckerberg.

Papel das mídias sociais na política

O Premier Indiano também falou sobre a importância das mídias sociais e sobre sua iniciativa “Índia Digital”, que permitiu conectar milhares de vilas indianas à internet, impulsionando assim investimentos em tecnologia.

Modi nas mídias sociais

Importância das mídias sociais e da expansão do acesso à internet – fonte: firstpost.com

“Para os lideres em todo o mundo: Vocês não ganharão nada caso se afastarem das mídias sociais… A força das mídias sociais hoje é capaz de indicar aos governantes os erros que cometem e os impedem de continuar rumando para a direção errada. Por isso, o que antes tínhamos somente em eleições a cada 5 anos, ocorre agora, a cada 5 minutos” – declarou o Premier Indiano.

Alguns manifestantes Sich questionaram o Premier Indiano sobre questões de direitos humanos, porém nenhuma questão direta referente sua falta de ações suficientes perante a morte de quase 1.000 muçulmanos em conflitos religiosos ocorridos em 2002, quando era ministro-chefe do estado de Gujarat, surgiu na sessão de perguntas.

Popularidade do Premier Indiano em alta

Há ao menos 30 anos que nenhum líder Indiano visita a costa oeste dos E.U.A. Talvez, por isso, ele esteja sendo recebido como uma estrela do rock por seus anfitriões. Ou talvez, pelos seus 87% de aprovação popular em seu país no segundo mandato de governo, sendo o 2º líder mundial neste quesito, perdendo apenas para o presidente dos E.U.A.

Google, cujo atual CEO designado é o indiano Sundar Pichai, e Apple serão os próximos anfitriões do Premier Indiano, que também se encontrará com o presidente Obama.

O que o Brasil ganha com isso?

Ganha indiretamente, já que ambos países fazem parte do mesmo grupo de cooperação internacional – BRICS – e possuem acordos comerciais entre si.

Por isso, qualquer avanço das empresas indianas significa potencial de negócios no Brasil.

Em julho de 2015, a presidente Dilma também realizou uma série de visitas à potenciais parceiros no Vale do Silício, na costa oeste americana.

About The Author

Colunista

39 anos, Engenheiro Mecatrônico, Uber Partner e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec São Paulo. Curto esportes, games, internet, animais e meus amigos.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.