Profissional de sucesso: O que define um?

Profissional de sucesso: Você já parou para pensar o que define um?

Algumas pessoas já crescem com aptidão para empreender

Já outras pessoas preferem acreditar que a diferença de um profissional de sucesso para um profissional comum é seu esforço

O fato é: existe o profissional de sucesso e um conjunto de coisas que o definem, sejam elas uma série de características ou hábitos.

Quer saber quais são? Continue lendo!

O profissional de sucesso

Li um artigo muito interessante sobre carreira e sucesso. E como agora temos um espaço aqui no ZETA somente sobre este assunto, decidi compartilhar com vocês o que eu li e minhas considerações.

O artigo dizia que existem 10 características do profissional de sucesso.

Eu já havia lido algo parecido alguns anos atrás e fui investigar, e não é que eram 10 características iguaizinhas?? Sempre tem alguns pontos novos, por isto é importante ler assuntos diversificados.

Mas no geral, essas características primordiais permaneceram.

Achei interessante, parece que essas características do profissional de sucesso não mudam de tempos em tempos.

Isso significa que não importa o quanto o mundo gire, a tecnologia evolua e o mercado tenha seus altos e baixos, somente quem reúne algumas características conseguirá ter sucesso tanto na vida pessoal quanto profissional.

Já escrevi em outro artigo que fórmulas prontas não existem, e ontem li um artigo que dizia a mesma coisa:

“Claro que não existe uma fórmula certa para ser um profissional exemplo, mas algumas características fazem o profissional se destacar em meio aos colegas.”

Isso eu achei fantástico!!!

Muitas dessas características você vai encontrar no meu livro “SER POSITIVO”.

Abaixo mostrarei quais são as características e darei uma singela descrição sobre cada uma delas.

Características do profissional de sucesso

Características de um profissional de sucesso

Então vou relacioná-las aqui para vocês, e relembrar algumas coisas importantes:

1. Comprometimento com o resultado

É claro que quem se compromete com a empresa, com o produto, com seus clientes, com o horário, com suas responsabilidades terá resultados surpreendentes. Não existe profissional, de mercado nenhum, que tenha sucesso sem se comprometer. O compromisso é a chave! Para ser um profissional de sucesso, entregue-se de corpo e alma ao negócio! (Qualquer que seja ele)

2. Formar sempre

Os líderes em especial precisam ter aptidão para lidar com pessoas, e sem dúvidas formarão novos líderes e profissionais.

3. Alta disponibilidade

Estar sempre disponível, principalmente para os clientes, é uma característica imprescindível dos profissionais de sucesso. O verdadeiro sucesso está em conseguir ajudar aqueles que dependem de você. Fazendo isso você alcança a confiança dos clientes e eles jamais o largarão. Já vi muito “líder” dando desculpas para não atender sequer uma ligação, certeza que não se trata de um profissional de sucesso.

4. Acompanhamento contínuo

Essa coisa de KAIZEN funciona mesmo, os orientais que o digam. A melhoria contínua, neste caso, é acompanhar continuamente todos os processos e projetos que se engajou, porque quando deixamos de lado, ou esquecemos, sempre terá alguém que fará por nós. Por isto, devemos buscar melhoria contínua nas próprias ações, isso é um grande diferencial.

5. Visão financeira

O profissional que não sabe lidar nem mesmo com suas finanças, não terá sucesso algum na sua vida profissional. Mas já conheci diversos profissionais que pessoalmente eram uma negação com finanças, mas para a empresa faziam negócios fantásticos. Então ter uma visão financeira vai ajudar bastante.

6. Compreender o melhor das pessoas

Esse item é pra mim, um dos mais valiosos, porém, um dos mais difíceis de conseguir. Isso porque sempre julgamos o próximo, e para compreender as pessoas, é necessário não julgar. Um profissional de sucesso sabe se colocar no lugar dos outros.

7. Insatisfeitos crônicos

Neste caso não são os ranzinzas e antipáticos, e sim os que não ficam parados de jeito nenhum, os incomodados, aqueles que não podem ver uma coisa fora do lugar e correm para arrumar. Buscar a excelência é essencial!

8. Maturidade profissional

Isso está aliado a maturidade pessoal, quando a vida pessoal vai bem o profissional segue a mesma linha.

9. Sensibilidade com as situações

A chamada Empatia, colocar-se no lugar do outro. Uma característica rara hoje em dia e que pode mudar muito a forma como enxergamos os negócios.

10. Deixar o orgulho de lado

Pisar no orgulho, não é pra qualquer um mesmo, o ser humano está cada dia mais orgulhoso. E não é orgulho de conseguir as coisas, é o orgulho de deixar de fazer algumas coisas.

Conclusão

Como puderam ver, se tornar um profissional de sucesso não é fácil. É necessário se esforçar sim, adquirir determinadas habilidades e reforçar algumas características. Mas nada disso é impossível.

Não é como se fosse um dom para poucos. Qualquer um que se dedique é capaz de conseguir, basta ter força de vontade.

Sugiro que pensem nisso, façam uma reflexão de suas qualidades e identifiquem pontos a melhorar para serem melhores profissionais.

Conseguiu se identificar em alguma característica bacana ou qual é o ponto que você precisa melhorar? Deixe nos comentários!

Neco Ribeiro

Formado em Artes Cênicas, Psicologia e PNL, Palestrante, Consultor, escritor, Coach e artista performático. É professor nas áreas de motivação e vendas no centro de formação do Sindicato dos Bancários do ABC em Santo André, trabalha como Ator performático(free lancer) pela empresa Um, Dois, feijão com arroz (www.umdois.com.br ) desde 1999 fazendo recreação, escultura com balões, telegramas animados, apresentador animado, mestre de cerimônia e performance artística. É gestor de RH na L3 CRM Consultoria(www.l3.com.br). Trabalha como consultor nas áreas de RH e Comercial desde 2008. Escreveu o livro “Ser Positivo” que está em sua segunda edição. E está prestes a terminar o novo livro de nome provisório “SUPERAÇÃO o X da questão”.